- Muito ativo
- Sociável e dependente
- Muito comunicativo
- Gato magro e elegante
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
O Tonquinês tem o mesmo carácter afetuoso e amistoso que os seus parentes Burmês e Siamês. Um gato muito orientado para as pessoas e dá um animal de estimação ideal. Ele é bastante curioso e inteligente. Pode ser treinado para fazer certas habilidades e necessita de brinquedos e jogos para se divertir. Não gosta da solidão, por isso não o deixe sozinho o dia inteiro. Como solução poderá adotar um companheiro. É bastante sonoro e aprecia comunicar com o dono e segui-lo em casa.
História e Origem
País de Origem: América
Outros Nomes: Siamês Dourado
O Tonquinês é o resultado de um cruzamento entre o Siamês com um Burmês e, por isso, apresenta características de ambas as raças. Praticamente ignorados quando foram desenvolvidos como "Siameses Dourados" na América na década de 1950. A sua popularidade só cresceu na década seguinte, quando reapareceram como Tonquineses.
Atualmente, não existe histórioco patológico relacionado ao Tonquinês. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, um controlo parasitário regular e exames de saúde anuais.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
O Tonquinês não requer cuidados especiais porque a sua pelagem é curta e mantém-se cuidada e estética, no entanto estes gatos apreciam a atenção que daí advém.
Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.