- Brincalhão e curioso
- Amável mas independente
- Ligeiramente comunicativo
- Gato magro e elegante
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
O gato Singapura é muito carinhoso e amigável, mas, ao contrário dos seus parentes Orientais, tem uma voz muito calma e é mais reservado. Os Singapuras adoram a companhia humana e contentam-se ao sentar-se no colo ou ombro do seu dono, apreciam o calor e selecionam, de preferência, locais altos para se acomodarem e observarem todo o seu território (em cima de estantes ou armários). São gatos ativos e animados e sempre dispostos a brincar. Aprendem facilmente, são curiosos e malandrecos.
História e Origem
País de Origem: Singapura
O gato Singapura, como o seu próprio nome sugere, é oriundo da Singapura e significa Cidade do Leão, o nome malaio local para a ilha. Era conhecido como o "gato das fossas", devido ao seu hábito de se resguardar em fossas e de dormir em caleiras e a sua mini-estatura permitia-lhe este estilo de vida. O gato Singapura é a raça felina mais pequena do mundo. Presume-se que a raça exista há cerca de 300 anos e que seja descendente de gatos de todo o mundo transportados em navios para a Singapura. Quando foram introduzidos na Singapura, estes reproduziram-se com os gatos selvagens autóctones. As autoridades consideravam que eram uma peste e abatiam periodicamente a população. Em 1974, o abate era tão difundido que só sobreviverem três gatos Singapura e estes foram exportados para a América juntamente com um quarto gato encontrado em 1980. A partir desses quatro gatos a raça foi reconhecida. O primeiro Singapura foi introduzido na Grã-Bretanha em 1989 e seu índice de popularidade subiu rapidamente.
Atualmente não existem registos patológicos relacionados com esta raça. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, um controlo parasitário regular e exames de saúde anuais.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
O gato Singapura, com a sua pelagem curta e rente ao corpo não necessita de muitos cuidados, no entanto, o gato aprecia a massagem e a atenção que daí advêm.
Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.
Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.