- Gato calmo
- Amável mas independente
- Nada comunicativo
- Gato médio
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Gato de interior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
O Scottish Fold tem um temperamento gentil e dócil, apesar da sua aparência estranha. O Scottish Fold não é uma raça ativa, provavelmente por sentir dores quando se movimenta.
História e Origem
País de Origem: Escócia
Este nome foi-lhe atribuído devido às suas orelhas dobradas para a frente. O gato Scottish Fold foi observado pela primeira vez como uma mutação natural, na Escócia, na década de 1960. Os juízes de exposições felinas e um grande número de médicos veterinários decidiram que a dobra do pavilhão auricular para a frente representava uma deformação indesejável, dificultando a limpeza das orelhas. As deformações na coluna vertebral, membros posteriores e cauda também se registavam em cruzamentos entre si. Portanto, o Conselho de Governadores do Clube de Felinicultura no Reino Unido suspendeu o registo desta raça. A raça é popular nos EUA e noutros países.
Esta raça é propensa a uma patologia dolorosa e degenerativa das articulações ao longo da sua vida. Uma mutação que afeta a cartilagem no Scottish Fold, mais especificamente a dobra do pavilhão auricular para a frente. À medida que a doença progride, as articulações endurecem, os ossos fundem-se e os movimentos tornam-se mais difíceis e dolorosos. Os gatos começam a coxear ligeiramente até recusarem a mobilidade.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
A pelagem curta e densa do Scottish Fold é fácil de cuidar e não necessita de cuidados especiais, embora a escovagem ajude a remover os pelos mortos. A deformação do pavilhão auricular não permite ao gato limpar as suas orelhas autonomamente, por isso, deverão os donos remover qualquer cera ou sujidade acumulada no ouvido externo para evitar infeções.
Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.
Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.