Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Ragdoll

O Ragdoll é um gato de porte grande, poderoso e imponente com manchas distintas. Contudo, o gato é extremamente relaxado e descontraído, transmitindo a ideia de um boneco de pano. Com uma cabeça larga e plana no topo e orelhas espaçadas. Os olhos grandes são azuis marinho. O dorso é longo e musculoso, com um peito largo, pescoço curto e pernas robustas. As patas são grandes, redondas e com tufos de pelo, e a cauda é comprida e felpuda. A pelagem do Ragdoll é sedosa e densa e com um comprimento médio/longo, com os adultos a ter uma juba no pescoço e na região do tórax. A pelagem do Ragdoll possui três padrões distintos e cada padrão pode ter quatro cores. Nesta raça felina também se encontram gatos com manchas brancas adicionais.

O que necessita saber
  • Gato calmo
  • Sociável e dependente
  • Nada comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Gato perfeito para famílias

Personalidade

O Ragdoll é possivelmente a raça mais descontraída de todas as raças de gatos domésticos. Estes gatos estão sempre satisfeitos e são pouco exigentes, tolerando a maioria das situações. Têm uma natureza extremamente gentil e descontraída, o que os torna animais de companhia leais e dedicados. O facto de eles serem imunes à dor não passa de um mito! A sua disposição relaxada vem de uma natureza muito confiante, e não por falta de sentimentos.

História e Origem

País de Origem: América

Os primeiros gatinhos Ragdoll nasceram na Califórnia na década de 1960. Provavelmente são fruto de um cruzamento entre uma fêmea Persa branca e um macho Sagrado da Birmânia ou aparentado. Estes gatos demonstravam um grande relaxamento muscular quando eram pegados ao colo. Foi precisamente por esta característica que surgiu o nome da raça Ragdoll. Há quem diga que esta característica se deve a um acidente enquanto a gata-mãe estava prenha dos seus gatinhos, contudo sequelas de uma lesão não são hereditárias.

O Ragdoll está associado a uma cardiopatia hereditária (cardiomiopatia hipertrófica), que pode levar à insuficiência cardíaca numa idade precoce. Se optar por esta raça, peça informações junto do local onde o vai adquirir.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem do Ragdoll requer cuidados regulares para a manter com um aspeto estético e em boas condições. Se escovar o seu gato desde pequeno, este habitua-se e desfruta da atenção que daí advém. O cuidado diário evita a acumulação de nós e esforço adicional. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais

Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.

Embora esta raça tenda a ser excelente na interação com as crianças, cada gato é um gato e tem a sua personalidade baseada no treino e na sua experência de vida. Caso esteja a pensar adotar, sugerimos que fale com a associação para saber quais as características específicas do gato que pretende.