- Muito ativo
- Sociável e dependente
- Muito comunicativo
- Gato magro e elegante
- Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
Como todos os gatos do tipo Oriental, eles são alegres, sociáveis e curiosos. Os Orientais de pelo Longo miam muito e podem entrar facilmente em monotonia, se não lhe derem atenção e jogos de diversão. Estes gatos anseiam por companhia, que é algo a considerar se estiver fora durante a maior parte do dia. A adoção de dois gatos poderá ser a solução do problema.
História e Origem
País de Origem: Inglaterra
Outros Nomes: Foreign Longhair, Angora, Madarin, British Angora
Os Orientais de pelo Longo foram inicialmente importados de Ancara, na Turquia, no século XIX, e foram os primeiros gatos de pelos longos a serem introduzidos na Europa Ocidental. O declínio da raça surgiu no início do século XX com a introdução do Gato Persa com um tipo de pelagem mais volumosa. O Oriental de pelo Longo moderno foi reproduzido geneticamente por criadores no Reino Unido através de cruzamentos seletivos com Abissínios (por causa do pelo longo) e Siameses (por causa da sua fisionomia). Alguns dos gatos iniciais foram introduzidos e criados nos EUA, atualmente classificados como Angorás Turcos. O Oriental de pelo Longo era anteriormente conhecido como o Angorá Britânico antes de ser rebatizado em 2002 pelos clubes de felinicultura britânicos, a fim de evitar confusão com o Angorá Turco. Na Europa, o gato Oriental de pelo Longo com uma cor sólida é conhecido como Javanês.
Embora a maioria dos gatos Orientais de pelo Longo tenha uma vida longa e saudável, há, no entanto, uma série de patologias que parecem estar associadas à família Oriental. Por conseguinte esta raça é propensa às mesmas patologias dos gatos siameses, uma vez que ambas as raças estão interligadas.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
Apesar da sua pelagem ser longa e sedosa, o gato Oriental de pelo Longo não é dotado de um subpelo lanudo, daí não requerer tantos cuidados como o gato Persa de pelo Longo. No entanto, recomenda-se escová-lo regularmente para remover os pelos mortos e manter a sua pelagem com um aspeto saudável. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.
Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.