- Gato calmo
- Amável mas independente
- Nada comunicativo
- Gato grande e forte
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Precisa de algum espaço exterior
- Gato perfeito para famílias
Personalidade
Os gatos Manx são muitos carinhosos e afetuosos. Adoram aninhar-se e adaptam-se perfeitamente à vida familiar.
História e Origem
País de Origem: Grã-Bretanha (Ilha de Man)
A raça felina Manx sem cauda é conhecida há centenas de anos na Ilha de Man e existem vários mitos que cercam a origem desta raça. Um desses mitos conta que Noé fechou a porta da Arca acidentalmente, cortando-lhe assim a cauda. Outro mito conta que este gato nadou até à Ilha de Man a partir de galeões naufragados da Armada Espanhola em 1588. A ausência de cauda é, sem dúvida, o resultado de uma mutação genética possivelmente causada pela consanguinidade entre a pequena população de Gatos Britânicos de Pelo Curto na ilha. O verdadeiro Manx tem apenas uma pequena cavidade no lugar onde a cauda deveria estar, apesar de nascerem gatos com caudas residuais. Estes são chamados de "stumpies" (cauda residual), "stubbies" (cauda curta), ou "longies" (cauda completa), dependendo do comprimento da cauda. O gene mutante responsável pela ausência de cauda também pode ser responsável por outras deformações ósseas, mas apesar deste contratempo, o gato Manx pode participar em todas as principais exposições de felinos no Reino Unido.
A ausência da cauda é um defeito genético grave e em gatos com coluna vertebral "deformada" poderá causar problemas de saúde, como por exemplo artrites em idade precoce. Em alguns gatos já foram registadas algumas obstruções intestinais físicas à passagem das fezes para o colon distal. A gene mutante responsável pela ausência da cauda pode também ser responsável por outras deformidades a nível da estrutura óssea. Normalmente, quando dois gatos sem cauda se reproduzem, os gatinhos da ninhada nascem mortos ou morrem logo após o parto. A coluna vertebral dos gatos Manx evidencia quase sempre outras deformidades. Por vezes, as vértebras são mais curtas do que o normal e as vértebras lombares tendem a fundir-se e a reduzir o número de vértebras.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
A pelagem do gato Manx não requer grandes cuidados, porque é o próprio gato que trata da sua higiene. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.
Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.