Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Maine Coon

O maior gato de todas as raças, o Maine Coon tem um corpo musculoso e membros bem desenvolvidos. O focinho tem uma aparência quadrada e as orelhas são grandes, altas e espaçadas. A pelagem é longa e espessa e é composta por um subpelo coberto por uma pelagem exterior muito brilhante e impermeável. O pelo na cabeça, pescoço e ombros é mais curto e aumenta de comprimento no dorso, nas laterais e na cauda. O pelo na barriga e nas coxas é denso e desgrenhado. Apresenta uma espécie de juba, que começa na base das orelhas e é mais pronunciado nos machos do que nas fêmeas. O pelo da cauda é longo e fluido e com tufos de pelo nas extremidades das orelhas. As patas são também felpudas, dando um efeito de sapatos de neve. O Maine Coon tem uma variedade de 30 ou mais cores. Os olhos podem ser verdes, dourados ou cobre – em gatos brancos os olhos poderão ser azuis ou ímpar.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Gato de exterior
  • Gato perfeito para famílias

Personalidade

Os gatos Maine Coon têm uma natureza carinhosa, muito brincalhona e prestável. Eles apreciam a companhia de pessoas, o que os torna ótimos animais de companhia. Presume-se que por serem de origem humilde eles relaxam enrolados em locais estranhos. Os Maine Coons apreciam uma vida no exterior e, portanto, precisam de oportunidades para trepar e para simular a caça. Estes gatos são conhecidos pelo som enternecedor e calmo que exprimem.

História e Origem

País de Origem: América

Os antepassados do Maine Coon eram gatos de pelo comprido que foram introduzidos no Estado de Maine, E.U.A, por marinheiros na década 1850. Estes gatos reproduziram-se com os gatos de pelo curto autóctones. Os filhotes eram gatos grandes, de constituição robusta e com pelos semilongos e caudas tipo escova que se assemelham à cauda do guaxinim (raccoon), daí o nome Maine Coon. Os gatos desenvolveram uma pelagem densa para resistir aos invernos rigorosos de Maine. Foram realizadas exposições específicas para esta raça no início da década de 1860 e a raça tornou-se muito popular como animal de companhia. O Maine Coon foi introduzido no Reino Unido na década de 1980.

Parecem ser propensos à cardiomiopatia hipertrófica. Também foram registados muitos casos de displasia coxofemoral. Antes de adquirir o gato, informe-se junto do local onde adquiriu o gato sobre estas patologias.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

Tendo em conta o seu tamanho, o Maine Coon sabe lidar com a sua pelagem, no entanto, ainda necessita de cuidados frequentes para a manter em boas condições. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.

Embora esta raça tenda a ser excelente na interação com as crianças, cada gato é um gato e tem a sua personalidade baseada no treino e na sua experência de vida. Caso esteja a pensar adotar, sugerimos que fale com a associação para saber quais as características específicas do gato que pretende.