Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Korat

A pelagem do Korat é curta, rente ao corpo, brilhante e fina. É monocolorido com uma tonalidade de azul com prateado nas pontas. A pele do focinho, lábios e almofadas plantares é azul-cinza ou lavanda. É semelhante ao Azul Russo, mas só com uma camada de pelo. Formato mais arredondado com olhos verdes peridoto em vez de verdes esmeralda. A cabeça tem a forma característica de um coração, com grandes orelhas e olhos e uma expressão atenta. O corpo é robusto e musculoso e não é tão longo como um Siamês, nem é tão robusto como um Gato Britânico de Pelo Curto.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

O Korat é um gato calmo, dócil, inteligente e brincalhão. Estes gatos são os animais de companhia ideais e poderá revelar-se um parceiro devoto aos seus donos.

História e Origem

País de Origem: Tailândia

Outros Nomes: Si-Sawat

O nome foi-lhe atribuído em homenagem a uma província na Tailândia. Esta raça também era conhecida como "Si-Sawat" (o Gato da Sorte). A prenda tradicional dada às noivas era um casal de Korats (Gatos da Sorte). Presume-se que a raça felina Korat foi inscrita numa exposição de felinos em Inglaterra no século XIX como Siamês Azul. Estes gatos apareceram na América pela primeira vez na década de 1950 e foram introduzidos na Grã-Bretanha em 1972. São uma das poucas raças monocoloridas - azul prateado.

O Korat é um gato, cujo a esperança média de vida poderá alcançar com frequência os 18 ou 19 anos. É propenso à gangliosidose, uma deficiência hereditária enzimática que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia. Encontra-se disponível testes para o efeito. Se optar por este gato, informe-se junto do local onde vai adquirir o seu gato, sobre o estado de saúde dos seus progenitores. Todos os criadores deverão estar a par da situação patológica genética dos seus gatos de reprodução.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem curta do Korat não requer cuidados especiais, embora o gato esteja disposto a desfrutar de uma massagem e atenção que daí advém. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário.

Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.