Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Devon Rex

A primeira impressão de um Devon Rex é de um gato com um aspeto atrevido e uma pelagem frisada. As bochechas são cheias, os olhos e orelhas são muito grandes e posicionado mais abaixo do normal. A pelagem exterior é curta e ondulada, porém consiste maioritariamente num subpelo raso. A pelagem do Devon Rex tem um penteado ondulado peculiar dos anos 20, sobretudo na parte traseira do corpo. Os bigodes e sobrancelhas também são encaracolados. A pelagem do Devon Rex dispõe de qualquer cor ou padrão.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Nada comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Os Devons são carinhosamente descritos como "pequenos terrores" e "macacos na pele de gatos" devido às suas brincadeiras constantes, como balançar nas cortinas e trepar o papel da parede! São gatos animados e extrovertidos. Têm várias qualidades parecidas com os cães, como buscar brinquedos e podem ser treinados para andar com um arnês e trela. Esta raça felina é muito gentil e amorosa, e não gosta da monotonia nem da solidão. Ele gosta de se envolver em todas as atividades familiares e com a sua preferência pela companhia humana, é muito provável que um Devon Rex manifeste um carácter inquisito com pessoas que não conheça.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra (Condado de Devon)

O Devon Rex origina de um felino com uma pelagem encaracolada encontrado em Devon em 1960. Tal como acontece com o Cornish Rex, a pelagem encaracolada do Devon deve-se a um gene recessivo, e foi necessário haver uma consanguinidade para dar continuidade à raça. O gene da raça felina Devon Rex é, no entanto, diferente do gene do Cornish Rex, e do cruzamento destes dois resultaram ninhadas de gatinhos com uma pelagem lisa. As duas mutações devem ter surgido de forma independente, apesar de estarem tão próximas geograficamente, ou seja, em Devon e Cornualha. A raça foi reconhecida na Grã-Bretanha 10 anos após o seu aparecimento.

Devido à natureza da sua pelagem, o Devon Rex pode ser propenso a infeções fúngicas da pele, visto a pele do canal auditivo estar predisposta a contrair infeções fúngicas (acumulação de cera e prurido). O Devon Rex também tem tendência para a calvície (hipotricose). Devido a todos os cruzamentos necessários para estabelecer o património genético inicial, houve no passado uma associação de problemas de espasticidade genética com a raça (denominada como Miopatia do Devon Rex), mas uma reprodução rigorosa contribuiu para a erradicação desta doença.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem ondulada do Devon Rex requer pouca manutenção. Escova-a com uma escova de borracha para remover os pelos mortos, mas não a escova em execesso para não danificar o pelo. Proceder regularmente à higiene dos ouvidos para evitar a acumulação de cera e infeções no canal auditivo. Para os gatos com pouca pelagem ou de pelagem clara aconselha-se o uso de um protetor solar nas orelhas no verão. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.