Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Cymric

O Cymric é um gato forte e robusto, com uma fisionomia semelhante ao Gato Britânico de pelo Curto, com olhos grandes e orelhas afastadas. A ausência da cauda é a característica mais marcante da raça. As suas pernas traseiras são mais longas do que as da frente. O pelo do Cymric espesso confere ao seu corpo um aspeto volumoso. Por vezes, estes gatos podem deslocar-se com um salto parecido ao de um coelho, devido a uma deformação na coluna vertebral, semelhante à espinha bífida, que está associada à ausência da cauda. Os Cymrics podem ter todas as cores e padrões, à exceção do gato tipo Siamês.

O que necessita saber
  • Gato calmo
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

O Cymric é um gato muito calmo, brincalhão e inteligente. Pode ser um pouco tímido e reservado com estranhos e tem tendência a ligar-se muito intimamente a um dono. É uma raça que parece manter o seu comportamento de gatinho mesmo na idade adulta.

História e Origem

País de Origem: Ilha de Man (RU)/Canadá

O Cymric é também conhecido como o Manx de pelo comprido, ou seja, ele é uma versão de pelo semi-longo da raça Manx.

O nome da raça vem do termo “Cymru” que significa “País de Gales” e esta raça é oriunda da Ilha de Man. Os gatos sem cauda são comuns na Ilha de Man, onde a consanguinidade entre os gatos da ilha originou a disseminação de uma mutação genética natural, os gatos sem cauda. Tal como no gato Manx, as ninhadas de gatinhos da raça Cymric podem ter cotos de vários comprimentos (sendo eles classificados como com coto elevado para cima, com coto normal e cauda comprida) ou podem nem ter cauda (denominados de rumpy). Os programas de criação no Canadá na década de 1960 elevaram a popularidade desta raça nos EUA, onde apenas os animais sem cauda são exibidos.

A ausência da cauda é um defeito genético grave e a coluna vertebral "deformada" do Cymric pode causar problemas de saúde, como por exemplo artrites em idade precoce. Em alguns gatos já foram registadas obstruções intestinais físicas à passagem das fezes para o colon distal. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, controlo parasitário e exames de saúde anuais.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem espessa do Cymric precisa de ser escovada diariamente para se a manter em boas condições e sem riças.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.