Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos British Shorthair

O British Shorthair é uma raça de porte grande que pode ser descrita como corpulenta ou compacta. Muitos dos seus contornos são arredondados – focinho e bochechas, orelhas, olhos e cabeça. O seu nariz largo e curto pousa sobre um queixo forte e estes, juntamente com o seu peito profundo e curto, e cauda grossa transmitem a ideia de um gato forte e resistente. A pelagem é curta e densa sem ser felpuda e existe em mais de 100 cores e padrões combinados.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Os British Shorthair são os  "gigantes gentis" do mundo felino. São adoráveis e carinhosos com as pessoas e outros animais. Os British Shorthair não exigem uma atenção contínua e são mais silenciosos do que os seus congéneres orientais, e também não têm a natureza curiosa que coloca muitas raças orientais em apuros!

História e Origem

País de Origem: Grã-Bretanha

O British Shorthair é, de longe, a raça de pedigree mais popular no Reino Unido. A raça existe há centenas de anos, embora os registos documentados sobre o British Shorthair remontem ao início do século. Foram exportados em grande número para o Novo Mundo, onde eram muito populares. A variedade de cores e padrões da pelagem atualmente existentes surgiu a partir da reprodução seletiva dos melhores gatos de rua durante o século XIX e através de planos contínuos de reprodução minuciosos até aos dias de hoje.

O British Shorthair é geralmente uma raça robusta com poucos problemas de saúde. Por ter sido cruzado com felinos Persas, esta raça poderá ser propensa à Doença Renal Poliquística (DRP). Trata-se de um doença renal progressiva que se caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo de quistos renais e pelo aumento bilateral dos rins. Está disponível um teste genético. Se optar por este gato, informe-se junto do local onde vai adquirir o seu gato, sobre o estado de saúde dos seus progenitores.  Todos os criadores deverão estar a par da situação patológica genética dos seus gatos de reprodução.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A popularidade do British Shorthair durante o último século deve-se ao facto da sua pelagem ser de baixa manutenção. O próprio gato mantém a higiene da sua pelagem curta e densa. Esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.