- Brincalhão e curioso
- Amável mas independente
- Nada comunicativo
- Gato médio
- Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
- Precisa de algum espaço exterior
- Gato perfeito para famílias
Personalidade
O Sagrado da Birmânia é conhecido por ser particularmente amoroso e carinhoso, tendo sido um gato de companhia durante muitas gerações. Estes gatos, por norma, são dóceis e calmos, sociáveis, inteligentes e amistosos, curiosos e orientados para as pessoas, mas não são muito barulhentos.
História e Origem
País de Origem: Burma/França
Outros Nomes: Gato Sagrado da Birmânia
Apesar da verdadeira origem estar cercada de incertezas, sabe-se que um casal foi levado para França por volta de 1919 e, a partir daí, a raça tornou-se omnipresente no mundo ocidental. No entanto, os Sagrado da Birmânia foram quase extintos durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde foram cruzados com raças felinas de pelos longos (principalmente Persas) e também com linhagens de Siameses para reconstruir a raça. No início dos anos 50, começaram novamente a ser reproduzidas ninhadas puras desta raça. A raça recuperada foi reconhecida na Grã-Bretanha em 1965.
Alguns gatinhos Sagrado da Birmânia mostram sinais de insuficiência renal em análises ao sangue – os resultados clínicos não são definitivos, mas alguns podem vir a desenvolver insuficiência renal.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
A pelagem do Sagrado da Birmânia é macia e acetinada, porém a manutenção não é tão elevada como nos gatos persas. No entanto, para ajudar a mantê-la em boas condições, é necessário escová-la/penteá-la uma vez por semana. Os Sagrados da Birmânia escovados desde jovens desfrutam de uma massagem agradável. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.
Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.
Embora esta raça tenda a ser excelente na interação com as crianças, cada gato é um gato e tem a sua personalidade baseada no treino e na sua experência de vida. Caso esteja a pensar adotar, sugerimos que fale com a associação para saber quais as características específicas do gato que pretende.