Your Pet, Our Passion.

Braco Húngaro (Pelo Cerdoso)

O Braco Húngaro de pelo Cerdoso é um cão de porte médio, ativo com uma pelagem dura e cerdosa em tons de dourado areia até tonalidades mais avermelhadas. Tem um bigode distinto e sobrancelhas peludas, uma aparência nobre, graciosa e resistente. Os machos adultos medem aproximadamente 58-62cm e as fêmeas adultas 54-58cm. Pesam entre 20-30kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Braco Hungaro de pelo Cerdoso sente-se bem no exterior e é ideal para uma família de campo. São muito carinhosos e leais, e protegem os seus donos. São felizes como cães de família ou de trabalho. Aprendem facilmente e gostam de agradar, mas são muito sensíveis, pelo que é particularmente importante que o treino seja divertido e delicado.

História e Origem

Gravuras com 1 000 anos traduzem caçadores Magiares (os primeiros colonos na Hungria) com cães e falcões. Estes cães eram muito semelhantes ao atual Braco Húngaro de pelo Cerdoso. Quando os Magiares se deslocavam para outros países, levavam os seus cães consigo, o que levou a cruzamentos com outras raças, quase extintas com as duas Guerras Mundiais. A existência atual desta raça deve-se ao transporte clandestino de alguns cães para fora do país. Reproduções seletivas recentes desenvolveram a raça canina Braco Húngaro como um cão de caça, apontador e de cobro versátil. Os exemplares de pelo cerdoso foram desenvolvidos na década de 1930 e estão a tornar-se cada vez mais populares entre os caçadores, uma vez que conseguem,ao contrário dos exemplares de pelo curto. recuperar a caça sob climas agrestes e em águas mais frias.

O Braco Húngaro de pelo Cerdoso é uma raça relativamente saudável, com poucos problemas de saúde relacionados com a raça.

O Braco Húngaro de pelo Cerdoso necessita de muito exercício e de se manter ativo; um cão adulto requer mais de duas horas de exercício por dia. Como seria de esperar, dada a sua história como cão de caça, apontador e de cobro, gosta de jogos de cobro (em terra ou na água), apesar de se adaptar com entusiamo à maioria dos eventos caninos – nomeadamente provas de agilidade.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A sua pelagem necessita de cuidados semanais. A pelagem cerdosa no pescoço e corpo pode chegar aos 4 cm de comprimento. O subpelo é mais espesso durante os meses frios. O pelo facial forma uma pequena barba no queixo e as sobrancelhas são densas. Remover os pelos soltos manualmente.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.