Your Pet, Our Passion.

Terrier Checo ou Cesky Terrier

O Terrier Checo é um cão de porte pequeno/médio, de patas curtas, medindo 25-32cm em adulto, e pesando 6-10kg. A altura ideal para os machos adultos é de 29cm e para as fêmeas de 27cm. A pelagem comprida surge em azul-cinza ou castanho claro.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Terrier Checo possui um caráter gentil. É reservado para com estranhos, mas com conhecidos é amistoso. Os seus instintos de trabalho ainda são aguçados – é um cão robusto e ágil, com uma boa quantidade de energia e resistência. Pode ser obstinado, mas com a motivação certa consegue mostrar a sua versatilidade e já competiu em desportos caninos de obediência e agilidade.

Uma raça relativamente recente, este cão nacional da República Checa foi criado em 1949, por Frantisek Horak, um criador e geneticista. O Horak gostava de caçar e decidiu cruzar o Terrier Escocês com o Sealyham Terrier para produzir um cão mais pequeno que trabalhasse em matilha, que fosse flexível e coubesse em tocas, ultrapassando assim o Terrier Escocês e o Sealyham. A raça foi utilizada para caçar tudo, desde raposas, coelhos até javalis selvagens!

O Terrier Checo é geralmente um cão saudável. Contudo, tal como sucede em muitas outras raças mais pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar).

O Terrier Checo requer cerca de uma hora de exercício por dia. Os seus instintos de caçador podem vir à superfície num passeio sem trela, portanto é importante que ele obedeça de forma fiável aos comandos do dono antes de o passear sem trela em zonas públicas.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A sua pelagem de média dimensão, ligeiramente ondulada, necessita de uma quantidade considerável de manutenção, apesar de não tanta como a maioria das raças de terrier, nos quais os pelos são removidos manualmente. Estes cães deverão ser tosquiados a cada seis a oito semanas e escovados, no mínimo, uma vez por semana, dando maior atenção à zona facial, patas e barriga.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.