Your Pet, Our Passion.

Dachshund/Teckel (Pelo Comprido)

O Dachshund de pelo Comprido Standard é curto, mas não demasiado pequeno! É um sabujo de porte médio de patas curtas, medindo 35 cm e pesando entre 9-12 kg em adulto. Tem uma pelagem lisa e macia com uma variedade de cores (consulte o estalão da raça para obter mais informações).

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Dachshund de pelo Comprido é um cão animado, ousado e corajoso. Pode ter um lado independente e obstinado, mas diz-se que o Dachshund de pelo Comprido é o mais calmo e mais obediente das outras duas versões (pelo Sedoso e Cerdoso). Enquanto cão de caça, o seu olfato bem apurado está sempre a convidá-lo para farejar e é também um ótimo cão doméstico, conhecido pelo seu bom humor e lealdade. O Dachshund de pelo Comprido gosta muito de conviver com o ser humano o que faz dele excelente companheiro.

História e Origem

Os Dachshunds remontam diretamente ao século XV na Alemanha, apesar de surgirem cães semelhantes em artes antigas egípcias e mexicanas. O estalão da raça alemã foi estabelecido em 1879 e o clube da raça foi fundado em 1888. Os Dachshunds chegaram à Grã-Bretanha através do Príncipe Alberto e tornaram-se populares na Inglaterra e na América ao longo do século XIX, perdendo popularidade durante a Primeira Guerra Mundial devido às suas raízes germânicas. Porém, os preconceitos foram postos de lado e o cão é novamente o animal de estimação predileto das famílias e um companheiro de caça. Os Dachshunds Standard eram utilizados como cães de caça sobretudo para caçar texugos.

O problema mais comum observado no Dachshund está relacionado com a forma do seu corpo, estando predisposto a distúrbios vertebrais. As doenças cardíacas também são relativamente comuns na raça. Tal como sucede em várias raças, podem ocorrer diversas patologias oftalmológicas. Recomenda-se testes oculares em cães de criação.

O Dachshund de pelo Comprido necessita de cerca de uma hora de exercício por dia. Certifique-se que a resposta aos comandos do dono é fiável antes de o deixar fazer passeios sem trela. As atividades prediletas de um texugo é farejar e rastrear tocas sobretudo de coelhos e sair de lá todo sujo!

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. É vital garantir que o Dachshund não engorde, para evitar pressão excessiva na zona dorsal.

A pelagem macia e lisa é abundante no peito, barriga, cauda e parte traseira das patas – áreas mais suscetíveis a emaranharem se não forem devidamente cuidadas, no mínimo, três vezes por semana. Verifique a pelagem ao regressar a casa pois, sendo um cão de estatura baixa, pode atrair todos os tipos de detritos durante as caminhadas.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.