Your Pet, Our Passion.

Silky Terrier Australiano

A pelagem comprida deste glamoroso cão miniatura divide-se ao longo do dorso e surge em azul e castanho, cinza azulado e castanho, prateado e castanho, ou prateado azul e castanho. Consulte o estalão da raça para obter mais informações. Na idade adulta, medem cerca de 23cm e pesam aproximadamente 4-5kg. Tem um ar requintado, mas não delicado.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Apesar de se enquadrar no grupo de raças miniatura e ter sido criado para ser um cão de companhia amigável e amoroso, o Silky Australiano também tem alguns traços de terrier o que, dado os seus antepassados, não é de espantar! É um cão muito atento, confiante e enérgico – e ainda mantém alguns instintos de caça dos seus antepassados que caçavam roedores e até cobras!

História e Origem

Outrora também conhecido como o Sydney Silky, este cão australiano tem como antepassados o Yorkshire Terrier e o Terrier Australiano. Crê-se que os criadores, ao desenvolverem o Terrier Australiano no final do século XIX, usaram o Yorkie para melhorar e destacar as suas cores azuis e castanhas. Os cachorros com uma pelagem acetinada que daí originaram, tornaram-se padrão da base da raça que existe atualmente.

Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas do  Silky Australiano podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar) e e pode vir a sofrer de doenças na região coxofemoral e colapso traqueal.

Dois passeios de 20 minutos cada por dia mantêm um adulto feliz em conjunto com algumas brincadeiras em casa ou no jardim. Não necessita de muito exercício físico, mas prospera passando tempo de qualidade com os seus entes queridos. As atividades mentais também são importantes para este pequeno cão, para evitar a monotonia.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem longa e acetinada necessita apenas de ser escovada uns minutos por dia e de ser penteada para evitar nós e para manter um aspeto lustroso e saudável. Verifique a sua pelagem após cada passeio uma vez que, tendo 13-15 cm, pode apanhar todo o tipo de detritos no caminho!

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.