Your Pet, Our Passion.

Cão de Caça Italiano (Pelo Curto e Sedoso)

Um sabujo de porte médio, com os machos adultos a medirem entre 52-59cm e as fêmeas 48-56cm. Este Cão de Caça Italiano apresenta duas variedades de pelo: áspero ou sedoso – e uma gama de cores (preto/castanho e qualquer tonalidade desde o vermelho até à cor do trigo). Tem uma forma quadrada e uma estrutura leve – um sabujo mais atlético do que pesado. O peso oscila entre os 20 e 23kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O cão de Caça Italiano com instintos de caça apurados, adora atividades onde possa exercitar o seu poderoso faro. Normalmente ele é sossegado e reservado, no entanto demonstra-se barulhento e excitado durante as suas atividades olfativas. Carinhoso, gentil e com um bom carácter, este cão energético requer donos que o ajudem a extravasar diariamente a sua elevada energia.

História e Origem

Uma raça antiga, possivelmente descendente dos sabujos do antigo Egito, o Cão de Caça Italiano é utilizado há séculos para levantar javalis no seu país natal, e aparece em várias obras de arte italianas renascentistas. Presume-se que o Mastim foi adicionado a uma miscigenação de raças de rastreadores e de lebréis que contribuíram para o seu desenvolvimento, proporcionando ao cão uma ousadia e a capacidade de caçar, utilizando as suas capacidades visuais e rastreadoras. Atualmente, esta raça atua em atividades de caça com funções de levantar lebres.

O Cão de Caça Italiano é uma raça robusta, sem grandes problemas de saúde reconhecidos.

Este sabujo necessita de mais de duas horas de exercício por dia. É um cão bastante energético e resistente e tem capacidade para exercitar o seu faro durante horas! Certifique-se que a resposta ao comando é fiável, para evitar quaisquer imprevistos desagradáveis. Se pretende ver o seu animal feliz, dê-lhe atividades onde ele possa exercitar a sua atividade predileta "o faro".

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Cães de Caça Italianos são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Uma raça com duas variedades de pelagem. O Cão de Caça Italiano de pelo grosseiro tem uma pelagem áspera, cerdosa e espessa que não execede os 5cm de comprimento. A outra versão tem um pelo lustroso, sedoso, espesso e curto. Ambas as pelagens são de baixa manutenção, necessitando de apenas cuidados semanais.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.