Your Pet, Our Passion.

Sabujo Montanhês da Baviera

Este sabujo de porte médio e musculoso é ligeiramente mais comprido do que alto e, em adulto, chega a pesar entre 20-25kg. Os machos adultos medem entre 47-52cm e as fêmeas entre 44-48cm. A pelagem curta pode surgir em castanho, ruivo com uma mancha preta, e ruivo cervo com ou sem mancha preta.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

A raça Sabujo Montanhês da Baviera é corajosa, calma, leal e dedicada ao seu dono. Estes cães podem ser reservados com estranhos, pelo que é particularmente importante uma socialização precoce e minuciosa. Recomenda-se o treino para garantir uma boa resposta ao comando, dando-lhe também a oportunidade para exercitar o seu poderoso faro.

História e Origem

O Sabujo Montanhês da Baviera descende de cães rastreadores de caça da Idade Média. Várias raças e tipos provêm destes sabujos, inclusivamente o Cão Rastreador de Hanover. Para criar um cão de rastro montanhês mais ligeiro, nobre e castiço os criadores cruzaram rastreadores de Hannover com o sabujo ruivo da montanha e, na década de 1870, surgiu o Sabujo Montanhês da Baviera, cão rastreador de animais feridos, e descendente de cães de caça primitivos das regiões montanhosas. Em 1912, foi fundado em Munique o "Clube de Sabujos Montanheses da Baviera".

Tal como sucede em várias raças, o Sabujo Montanhês da Baviera pode sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Criado para rastrear animais feridos, por vezes durante dias, por isso este cão tem imensa resistência e necessita de, pelo menos, duas horas ou mais de exercício por dia. Uma raça trabalhadora, como o Sabujo Montanhês da Baviera, adora provas de rastreio e outros desportos caninos que puxem pela sua energia física e mental, e satisfaça as suas necessidade de cão farejador! Requer treinos de resposta ao comando, devido à sua forte tendência rastreadora.

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem curta é de pouca manutenção, necessitando apenas de ser escovada uma vez por semana. Verifique também as suas orelhas e patas uma vez por semana.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.