Your Pet, Our Passion.

Encaracolado

Uma raça de porte grande, forte e elegante, o Retriever de pelo Encaracolado tem uma pelagem de cor preta ou de fígado distintiva com caracóis encrespados bem assentados e pelo sedoso nas restantes zonas do corpo. Os machos adultos medem 69cm, as fêmeas 64cm, e pesam entre 36-45km em adultos.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Um cão estável, confiante e ousado, o Retriever de pelo Encaracolado é bastante independente e reservado com estranhos. Contudo, com os seus entes queridos é carinhoso, sendo também um bom companheiro, calmo e leal. É um cão para estar no "exterior" e adora explorar os arredores e exercer atividades de cobro – dentro e fora de água.

História e Origem

As raízes exatas desta raça são obscuras, presume-se que este cão, enquanto cão de caça, é descendente do Cão d'Água Escocês e do Cão d'Água Irlandês, entre outros. O Poodle foi também utilizado nos cruzamentos para aprimorar o seu pelame tão característico. A raça foi exibida pela primeira vez em 1860, onde se destacou como cão de caça, mas a sua popularidade enquanto animal de estimação e como cão de trabalho diminuiu com o aparecimento do Labrador Retriever.

Tal como sucede em várias raças, o Retriever de pelo Encaracolado é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoralda anca (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Sendo um cão ativo, o Retriever de pelo Encaracolado necessita de mais de duas horas de exercício por dia. Com uma pelagem impermeável, ele é apaixonado por atividades de cobro – seja em água ou em terra. É um cão que adora "trabalhar", portanto, quando o for passear, leve um objeto para ele poder exercer as suas atividades de cobro.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Retrievers de pelo Encaracolado são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Escove-o para remover todos os pelos mortos e soltos na época da queda de pelo; caso contrário, evite escová-lo devido às características da sua pelagem. Recomenda-se humedecê-lo e massajá-lo. Apare ligeiramente o seu manto uma vez por mês; Para mais informações, informe-se junto do local onde adquiriu o cão ou junto do clube da raça.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.