Your Pet, Our Passion.

Pastor Maremmano

É um cão de porte grande, robusto e musculoso com uma pelagem exterior grosseira branca e um subpelo protetor denso. A cabeça é larga e afunila em direção ao focinho. As orelhas são pequenas e elevadas. Os machos adultos medem entre 65-73cm e pesam 35-45kg, e as fêmeas adultas medem 60-68cm e pesam 30-40kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Pastor Maremmano é muito feliz ao trabalhar, cuidando do seu rebanho. É fiel aos seus donos e dedicado aos seus rebanhos, não tolerando intrusos. Por esta razão, revela-se um bom cão de guarda, sendo utilizado como tal em várias ocasiões com sucesso. Uma vez que é um cão grande e forte, é essencial uma socialização precoce, especialmente perto de crianças e outros animais de estimação.

História e Origem

Escritores italianos antigos mencionaram nas suas obras a raça Pastor Maremmano e há uma gravura do século XIII na Igreja de Santa Maria, em Florença, que retrata um Maremmano. A raça original vem de cães pastores migratórios do Este que se desdobraram em raças individuais específicas a uma região – por exemplo, o Pastor dos Pirenéus Francês e o Kuvasz Húngaro. Em Itália, o Pastor Maremmano de pelagem curta e o Pastor Maremmano Abruzês passaram a ser uma única raça na década de 1860 devido ao movimento sazonal dos rebanhos. Atualmente, o Pastor Maremmano é ainda o cão pastor mais popular e mais comum em Itália. Diz-se que o bravo Pastor Maremmano consegue repelir lobos, ursos e predadores humanos.

O Pastor Maremmano é geralmente uma raça saudável, porém, tal como sucede em várias raças, podem sofrer de vários distúrbios oftalmológicos hereditários e de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Esta raça canina requer de uma grande quantidade de exercício. Recomenda-se mais de duas horas por dia para um adulto saudável. A patrulha na sua propriedade pode ser considerada como parte do seu exercíco diário. A raça foi recrutada para pastorear, por isso tem resistência para trabalhar o dia inteiro. Como cão de estimação nunca irá extravasar toda a sua energia, pois estes cães nunca estão fora de serviço.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Pastores Maremmanos são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A sua pelagem pesada e densa requer uma elevada manutenção. Escove-a bem várias vezes por semana ou, então, a pelagem começa a emaranhar-se e o cão irá desenvolver eczemas e infeções cutâneas. Verificar as almofadas plantares e aparar o pelo em demasia.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.   

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.