Your Pet, Our Passion.

Pastor Bergamasco

A pelagem é, sem dúvida, o ponto de atração do Pastor Bergamasco. É constituída por longos pelos cerdosos emaranhados que caiem em rastas ao longo do corpo. Tem uma pelagem abundante e oleosa. A cor da pelagem inclui cinza, preto, Isabel (pálido/sarapintado fulvo) ou fulvo claro. Grandes e fortes, os machos medem entre 58-62cm em adultos e as fêmeas entre 54-58cm. Os machos adultos pesam 32-38kg e as fêmeas 26-32kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Esta raça ainda mantém as suas características de cão de guarda: é cauteloso e vigilante por natureza e tem um forte instinto de proteção. Assim, é essencial uma socialização precoce, juntamente com um tratamento mais experiente. Não é a raça ideal para donos inexperientes, necessita de treino contínuo e tem um forte desejo de agradar os seus donos.

História e Origem

Uma raça antiga de pastoreio e de guarda. Prevê-se que o Pastor Bergamasco teve a sua origem na Pérsia há milhares de anos acompanhando os agricultores nómadas, deslocando os rebanhos em condições, por vezes, duras e protegendo-os de predadores. Alguns nómadas instalaram-se nos Alpes italianos e os cães foram batizados com o nome da região onde foram encontrados: Bergamasco. A raça foi quase extinta devido a um declínio na produção de lã após a guerra em Itália, mas foi recuperada por criadores dedicados.

O Pastor Bergamasco parece ser uma raça bastante saudável, sem grandes problemas reconhecidos a nível de raça.

Recomenda-se cerca de uma hora de exercício diário ou mais para esta raça enérgica e resistente. Retire todos os detritos da pelagem ao regressar a casa!

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Pastores de Bergamasco são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Este cão é dotado de uma pelagem especial que requer uma manutanção muito elevada nas várias fases do seu crescimento. Inicialmente, a pelagem do cachorro necessita de ser escovada semanalmente. Contudo, por volta dos 10 meses até aos três anos, a pelagem adulta começa a substituir a pelagem macia típica de um cachorro e necessita de uma atenção diária para a formação das rastas. Após os três anos, as rastas já estão todas formadas e a pelagem já não requer tantos cuidados – escovar apenas duas vezes por mês e dar banho uma ou duas vezes por ano. Aos seus 5 anos de idade a pelagem chega ao nível do chão.

É um grupo robusto de cães grandes (por vezes gigante!) cuja natureza descontraída e relaxada não revela a sua vigilância constante. Sendo cães muito independentes que, muitas vezes, não mostram interesse em jogos ou em treinos, estas raças apreciam estar sentadas e a ver o mundo a passar independentemente do tempo e gostam ocasionalmente de passeios bastante longos, mas no entretanto são felizes a dormitar perto da família com um olho sempre aberto para a proteger.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.