Your Pet, Our Passion.

Cão Papillon

Um cão glamoroso e com um aspeto delicado, orelhas com um formato de borboleta ou traça, o cão Papillon tem uma pelagem comprida e acetinada, essencialmente branca com manchas coloridas (consulte o estalão da raça para obter mais detalhes). A pelagem tricolor é branca e preta com manchas específicas castanhas. Os cães adultos medem 20-28cm e pesam 3-5kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Um cão de porte pequeno, atento, amigável e enérgico, o cão Papillon é um companheiro carinhoso e gratificante que aprecia fazer parte das atividades familiares, assim como passar o seu tempo ao colo dos donos!

História e Origem

Os Spaniels Miniaturas representados em muitos quadros renascentistas apresentam uma forte semelhança ao Papillon, e presume-se que a raça foi desenvolvida na França ou na Bélgica. O cão Papillon foi um companheiro privilegiado pelas famílias reais e pela nobreza no Continente. Historiadores dizem que Marie Antoinette transportava um destes exemplares ao caminhar para a guilhotina. Foi-lhe atribuído o nome de Papillon, tradução literal do Francês "borboleta", devido ao formato das suas orelhas grandes, conferindo-lhe uma aparência de borboleta com as asas abertas. Os exemplares com orelhas descaídas designam-se Phalene (tradução literal do Francês "traça").

Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas do cão Papillon podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar) e é uma raça propensa a patologias oftalmológicas hereditárias. Assim recomenda-se fazer testes oculares.

Será necessário cerca de meia hora de exercício para o cão Papillon, apesar de ter capacidade para mais. É surpreendentemente enérgico para o seu tamanho e participou com sucesso em provas de agilidade.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem acetinada, comprida e abundante necessita de ser cuidada duas a três vezes por semana para se manter sem riças.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.