Your Pet, Our Passion.

Leonberger

O Leonberger é um cão de porte grande, forte e musculoso. Têm uma característica invulgar que são as patas com membranas interdigitais que o torna um bom nadador. A sua gama de cores abrange o dourado, vermelho, castanho avermelhado, cor de areia (fulvo ou creme) e todas estas cores revestidas de um véu preto. Os machos adultos medem 72-80cm e pesam 34-50kg. As fêmeas adultas medem 65-75cm e pesam 30-50kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um cão descontraído, plácido, leal e equilibrado. Gosta de conviver com  outros animais de estimação e crianças e é brincalhão. Aprende facilmente e o seu tamanho exige um treino em idade precoce.

História e Origem

A raça canina Leonberger foi criada na década de 1840 para se assemelhar ao leão do brasão da cidade de Leonberg. É um cruzamento entre um Terra Nova e um São Bernardo e um retrocruzamento com um Cão de Montanha dos Pirenéus. Tornaram-se bastante populares e começaram a ser procurados pela elite. Contudo, foram quase extintos durante a Primeira Guerra Mundial por falta de condições para os sustentar. Os poucos cães que sobreviveram foram reproduzidos cuidadosamente até à Segunda Guerra Mundial, altura em que foram mais uma vez quase extintos. Atualmente, o Leonberger é ainda relativamente raro, mas nos últimos anos a raça ganhou popularidade e a sua população está a crescer.

Tal como sucede em várias raças, estes cães são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia da coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Não se deve exercitar em demasia os cachorros desta raça ou deixá-los subir e descer escadas. Aumentar gradualmente a quantidade de exercício quando a estrutura óssea se manifestar bem desenvolvida. O Leonberger adulto deve fazer longas caminhadas e adora correr e brincar. A sua atividade predileta é nadar. Aconselha-se duas horas de exercício por dia para um cão saudável.

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

O Leonberger tem uma pelagem dupla que consiste numa pelagem exterior bastante comprida e densa e num subpelo espesso. Tem uma "juba" de pelos mais compridos/espessos à volta do pescoço e peito e uma plumagem nas patas. A pelagem necessita de ser escovada duas a três vezes por semana para remover quaisquer pelos mortos ou soltos e para manter "o casaco de peles" em boas condições.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e em controlo seguro. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e podem ser desconfiados com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar potenciais problemas de tratamento e de comportamento mais tarde.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.