Your Pet, Our Passion.

Kuvasz Húngaro

É uma raça de porte grande, forte e com uma aparência nobre. Os machos adultos medem 71-75cm de altura e pesam 40-52kg, e as fêmeas adultas 66-70cm e pesam 30-42kg. A pelagem dupla espessa é branca pura e a pele tem partes cinzentas.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Criado durante séculos como cão de guarda, o Kuvasz protege o seu lar e entes queridos por natureza e desconfia de estranhos. É gentil e leal com a sua família. Os donos deverão já ter experiência com cães de guarda para que as necessidades específicas desta raça sejam cumpridas.

História e Origem

A raça canina Kuvasz Húngaro é uma raça antiga. De facto, os arqueólogos encontraram o esqueleto de um tipo de cão semelhante na Hungria que remonta ao século IX. Utilizados pelos nómadas Magiares para protegerem os seus rebanhos, o Kuvasz trabalhou por vezes em condições adversas nas regiões montanhosas do país. No século XV, a raça tornou-se bastante célebre entre a nobreza por causa da sua popularidade com o Rei Matias Corvino que oferecia cachorros Kuvasz como prendas reais. Porém, a função principal deste cães ao longo da sua história era guardar rebanhos sob condições árduas.

A raça canina Kuvasz é geralmente uma raça saudável e robusta, porém, tal como sucede em várias raças, é propensa a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

A atividade predileta destes cães é patrulhar os limites da sua propriedade e estar atento a quaisquer "ameaças". Recomenda-se uma hora de exercício por dia e um jardim grande com vedações seguras.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Kuvasz são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem do Kuvasz consiste num subpelo lanudo e numa pelagem exterior grosseira. Tem uma "juba" de pelos mais compridos e mais espessos à volta do pescoço e pelos mais compridos na parte traseira dos membros e na cauda, alcançando 15 cm de comprimento. A pelagem deve ser escovada duas vezes por semana. No período de queda de pelo, recomenda-se escová-la diariamente para evitar pelos espalhados em casa.

É um grupo robusto de cães grandes (por vezes gigante!) cuja natureza descontraída e relaxada não revela a sua vigilância constante. Sendo cães, em larga medida independentes, que muitas vezes não mostram interesse em jogos ou em treinos, estes cães apreciam estar sentados e a ver o mundo a passar independentemente do que se passa e gostam ocasionalmente de passeios bastante longos, mas também se sentem felizes a dormitar perto da família com um olho sempre aberto para a proteger.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.