Your Pet, Our Passion.

Hovawart

Um cão de porte grande e poderoso, com uma pelagem média/comprida, o Hovawart é ligeiramente mais comprido do que alto. Os machos são visivelmente masculinos e as fêmeas femininas. Os machos adultos medem entre 63-70cm e pesam 30-40kg, e as fêmeas 58-65cm e pesam entre 25-35kg. A pelagem resistente ao água é preta, loura ou preta e dourada.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um cão confiante, corajoso e versátil, o Hovawart é um cão de companhia leal, e devoto. Tem fortes tendências de guarda e é protetor do seu lar e família, pelo que é importante a socialização precoce. Contudo, em geral tem um caráter tolerante e equilibrado.

História e Origem

Esta raça alemã foi criada para guardar rebanhos, quintas e até castelos durante a Idade Média. Infelizmente, esta raça foi extinta, mas foi recuperada após a Primeira Guerra Mundial por um zoólogo chamado Dr. Konig. Ele encontrou cães semelhantes ao Hovawart nas regiões da Floresta Harz e Negra, onde esta raça fora inicialmente encontrada e cruzou-os com o Pastor Alemão, o Kuvasz Húngaro, o Terra Nova, o Leonberger e outras raças semelhantes até que a raça correspondesse às características encontradas nos antigos desenhos.

Tal como sucede em várias raças, o Hovawart pode sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Uma glândula tiroide hipoativa (hipotiroidismo) surge com maior frequência nesta raça.

Um cão de porte grande e enérgico, o Hovawart necessita de, no mínimo, duas horas ou mais de exercício por dia. Gosta de passeios longos e de rasto, e pode ser também treinado a um elevado nível para participar em provas de obediência e de trabalho.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças caninas de porte pequeno.

O subpelo é escasso e a pelagem exterior é moderadamente comprida e espessa. O pelo é mais espesso no peito, barriga, parte traseira dos membros e na cauda. A pelagem necessita de ser cuidada duas a três vezes por semana para a manter sem riças.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e em controlo seguro. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e podem ser desconfiados com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar potenciais problemas de tratamento e de comportamento mais tarde.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.