Your Pet, Our Passion.

Griffon de Bruxelas (Pelo Curto e Áspero)

A raça canina Griffon de Bruxelas surge em duas variedades: pelo áspero e pelo sedoso. A característica distinta de um Griffon é o seu focinho semelhante ao de um Pug. O focinho é muito curto e virado para cima. Os olhos grandes e sobressaídos são outra característica de um Pug, assim como um certo prognatismo. Este cão é muitas vezes comparado com um macaco. A gama de cores desta raça abrange o vermelho, preto, ou preto e castanho. Em adultos medem entre 18-20cm e pesam 2-5kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Não se recomenda esta raça a pessoas com crianças, uma vez que as brincadeiras destes cães podem ser violentas e mal interpretadas, tornando-os receosos e imprevisíveis perto de crianças. Os Griffons podem ser teimosos, mas aprendem facilmente e foram treinados para manifestar bons desempenhos em vários desportos caninos. Gostam de estar próximos dos seus donos e podem ser destrutivos se os deixaram sozinhos por longos períodos de tempo.

História e Origem

A raça canina Griffon de Bruxelas é uma raça belga criada no século XIX e produto de cruzamentos intencionais entre Affenpinschers, Pugs e cães de estábulos belgas. Estes cães tornaram-se os companheiros dos condutores de táxis Hansom porque eram pequenos e inteligentes, desempenhando as funções de guarda e caçadores de roedores existentes nos estábulos. A robustez dos cães de rua misturada com a astúcia dos Affenpinschers revelou-se útil para os condutores destes táxis. Mais tarde, optou-se por um cruzamento seletivo com o Spaniel Inglês Miniatura para se produzir um aspeto facial com traços humanos, incluindo eventualmente o Yorkshire Terriers.

A raça envolve alguns problemas de saúde específicos, mas, tal como sucede em várias raças com o focinho relativamente achatado, podem ter tendência para dificuldades respiratórias e problemas oftalmológicos. Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar). Há registos de distúrbios vertebrais hereditários e, portanto, aconselha-se submeter os cães de criação a testes.

Uma raça canina ativa e com traços de terrier, que gosta de correr, mas adapta-se bem à vida num apartamento. Necessita de, no mínimo, meia hora de exercício por dia.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Nos exemplares de pelo áspero, o pelo é mais comprido nas bochechas, queixo, focinho e olhos. A pelagem não requer grandes cuidados. Remover a pelagem solta três vezes por ano, à exceção do pelo facial que deve ser aparado com uma tesoura e penteado regularmente para retirar partículas de comida. Os exemplares de pelo sedoso têm muita queda de pelo e por isso recomenda-se escová-lo regularmente com uma luva de borracha adequada para o efeito para remover os pelos soltos. Mantenha sempre as pregas limpas de ambos exemplares.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.