Your Pet, Our Passion.

Grande Azul da Gasconha

Um sabujo grande e impressionante com uma cabeça comprida e nobre e orelhas descaídas, a raça canina Grande Azul possui uma pelagem "azul" distinta, criada a partir de um preto sarapintado sobre um fundo branco. Os machos adultos medem entre 64-70cm e as fêmeas 60cm e pesam 32-35kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Esta raça é conhecida pelos seus "latidos profundos", uma das razões pelas quais estes cães são mais apropriados para caçadores do que para pessoas particulares – A sua tendência para ladrar não iria, certamente, agradar os seus vizinhos! É uma espécie de gigante gentil – com um comportamento simpático típico do sabujo e uma mentalidade de matilha.

História e Origem

Descendentes do Cão de Santo Humberto, uma raça atualmente extinta do grupo Bloodhound, a raça canina cão Grande Azul da Gasconha remonta a tempos medievais, quando caçava javalis, lobos e ursos na sua terra natal, a França. Atualmente, ainda é utilizado para atuar na caça maior (veados e javalis), e é mais um cão de caça para caçadores do que propriamente um animal de estimação.

O Grande Azul da Gasconha é geralmente uma raça bastante saudável, robusta e sem grandes problemas de saúde reconhecidos a nível de raça.

O Grande Azul necessita de, no mínimo, duas horas ou mais de exercício por dia. Este cão foi criado para caçar e não será feliz se não puder seguir o seu faro durante quilómetros e durante horas de uma só vez.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças caninas de porte pequeno.

O Grande Azul da Gasconha tem uma pelagem curta e prática que necessita de pouca atenção – passe apenas uma escova uma vez por semana. Recomenda-se verificar regularmente as suas orelhas compridas e descaídas para garantir que estão limpas e saudáveis.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.