Your Pet, Our Passion.

Galgo Persa

Um galgo de porte médio, gracioso e atlético, o Galgo Persa tem uma pelagem macia e sedosa, frequentemente com uma plumagem (pelos mais compridos) nas patas e orelhas e, por vezes, no pescoço. O Galgo Persa de pelo sedoso não tem plumagem. A pelagem apresenta uma gama de diversas cores, com exceção de uma cor malhada. Os machos adultos medem 58-71cm e as fêmeas ligeiramente menos. Em adultos, pesam aproximadamente 13-30kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Tal como a maioria dos galgos, o Galgo Persa é reservado com estranhos e até com alguns familiares. Sendo um cão independente, tem uma presença digna, mas pode ser demasiado sensível e muito instável. Não gosta de estar sozinho, ficando ansioso se permanecer muito tempo sem os donos. Em casa revela-se um parceiro muito devoto à família.

História e Origem

Uma raça antiga, o Galgo Persa é um cão de caça do deserto, reproduzido durante milénios para capturar alimentos para os Árabes Beduínos. Foi encontrado o crânio de um Galgo Persa que remonta, pelo menos, a 3 500 a.C. numa zona arqueológica na cidade mesopotâmica de Tepe Gawra, atual Norte do Iraque. A origem deste nome provavelemente deriva de Saluk ou Seleukia, antigas cidades árabes. A raça é também conhecida como Gazelle Hound, pelo seu instinto de caça à gazela.

O Galgo Persa é geralmente uma raça muito robusta, mas os seus problemas de saúde mais graves são as cardiopatias.

O Galgo Persa necessita de mais de duas horas de exercício por dia para ser feliz. Estes cães aerodinâmicos necessitam de correr muito. Devido ao seu elevado instinto de caça, evite passear o seu cão em espaços onde haja esquilos e coelhos, pois a persiguição poderá causar situações indesejadas. O exercício revela grande importância nesta raça, daí ser importante que a resposta ao comando seja bastante fiável. Em casa, o Galgo Persa revela-se geralmente descontraído e relaxado.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

O Galgo Persa necessita que a sua pelagem seja cuidada duas vezes por semana, prestando especial atenção a qualquer plumagem (se houver), para evitar a formação de nós.

Estes cães utilizam a sua capacidade visual em vez do faro para caçar e o seu galope tão rápido deixa os seus donos num ápice para trás! Em casa são muitas vezes as preguiças do mundo canino, mas assim que vão para o exterior ficam invariavelmente atentos a algo para perseguir e, assim que começam uma perseguição, ignoram qualquer comando dos seus donos. Gostam de passeios com trela e qualquer passeio é bem-vindo. Não gostam de conviver com felinos ou outros animais pequenos peludos que não conheçam. São pacatos, quanto a estranhos mostram-se indiferentes e, geralmente dão-se bem com outros cães. 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.