Your Pet, Our Passion.

Dachshund Miniatura (Pelo Cerdoso)

O Dachshund Miniatura de Pelo Cerdoso é um cão de dorso longo, patas curtas e de pequena estatura. Apesar de ter um porte pequeno, o Dachshund tem ainda uma constituição forte e musculosa, com um peito amplo e profundo e pernas dianteiras bem desenvolvidas. Tem uma pelagem curta e áspera, com sobrancelhas cerradas e uma barba. A pelagem pode ter uma variedade de cores (consulte o estalão da raça para obter mais informações).

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Dachshund Miniatura de pelo Cerdoso pode ser muito independente e requer um treino delicado, consistente e paciente. É necessária uma socialização precoce para habituar os Dachshunds Miniatura de pelo Sedoso a crianças, estranhos e outros animais. É uma raça muito apegada à sua família e, normalmente, a um membro da família em particular, mas podem ser reservados com estranhos.

História e Origem

País de Origem: Suécia

Os Dachshunds remontam à Alemanha do século XV. Contudo, estes exemplares apareceram em artes antigas egípcias e mexicanas e foram encontrados os restos mortais de um cão semelhante em Itália, que data do século 1 d.C. O estalão da raça alemã foi estabelecido em 1879 e o clube da raça foi fundado em 1888. Os Dachshunds foram exportados para a Grã-Bretanha através do Príncipe Alberto e tornaram-se populares na Inglaterra e na América ao longo do século XIX. Os Dachshunds Miniaturas substituíram os furões, sendo utilizados para retirar os coelhos das suas tocas.

O problema mais comum observado no Dachshund Miniatura de pelo Cerdoso está relacionado com a forma do seu corpo, estando predisposto a distúrbios vertebrais. As doenças cardíacas também são relativamente comuns nesta raça. Tal como sucede em várias raças, podem ocorrer diversas patologias oftalmológicas. Recomenda-se testes oculares em cães de criação.

Este cão necessita de, no mínimo, meia hora de exercício por dia. Antes de lhe tirar a trela, certifique-se que a resposta aos comandos do dono é fiável, uma vez que os seus instintos de caça o podem levar a perseguir algo de seu interesse ou presas. Tenha em mente que esta raça foi criada para escavar e desempenhar funções de caça em áreas subterrâneas, por isso dedique-se à segurança do seu jardim, porque ele também pode escavar por baixo da sua vedação e libertar-se.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem do Dachshund Miniatura de pelo Cerdoso deverá ser escovada e removida duas a três vezes por ano. A pelagem facial deve ser penteada, no mínimo, uma vez por semana e aparada ocasionalmente, a menos que o dono seja instruído a fazê-lo. Recomenda-se que o corte da pelagem seja feito por um profissional. Certifique-se que a pelagem é removida/retirada manualmente e não tosquiada. A tosquia arruína a textura do pelo.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.