Your Pet, Our Passion.

Coton de Tuléar

Este cão branco e de porte pequeno é ligeiramente mais comprido do que alto e tem uma pelagem comprida, semelhante à textura do algodão. Mede entre 25-32cm em adulto e pesa aproximadamente entre 4-6kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • Raça hipoalergénica
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Criado durante séculos enquanto cão de companhia, o Cão de Tuléar é um animal de estimação carinhoso e leal que prospera na companhia de pessoas e não gosta de estar separado da sua família. Gosta de usufruir de alguns momentos ao colo, mas também é um cão animado, divertido e brincalhão.

História e Origem

O Cão Real de Madagáscar, como também é conhecido, é uma raça estabelecida desde há muito, cujo nome vem de Toliara, uma cidade portuária na costa sudoeste da ilha. Diz-se que no século XV, alguns cães pequenos brancos do tipo Bichon sobreviveram a um naufrágio e nadaram até Toliara onde se reproduziram com os terriers autóctones para apurar a raça canina Coton de Tuléar. Tornou-se num cão popular na família real do Madagáscar e foi aprovada uma lei a proibir a posse deste animal, com exceção da nobreza.

O Coton de Tuléar é geralmente uma raça bastante saudável, com poucos problemas de saúde específicos relacionados com a raça.

Uma raça de porte pequeno, o Coton de Tuléar não requer grandes quantidades de exercício – são suficientes cerca de 30 minutos diários. Após um passeio à chuva, seque bem a sua pelagem.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

O nome da raça Coton de Tuléar deriva da sua pelagem única, semelhante à textura de algodão, com cerca de 8-9 cm. Escove-o uma vez por dia para manter o seu pelo livre de nós. A pelagem destes animais de estimação deve ser aparada para reduzir a manutenção, porém os cães de exposição deverão manter o comprimento original da sua pelagem.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.