Your Pet, Our Passion.
Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel

Um pequeno Spaniel com um focinho curto, mas definido, olhos castanhos grandes e pelo acetinado. O Cavalier King Charles Spaniel pode ser preto e castanho, rubi, vermelho e branco (Blenheim - predominância do branco, mas com manchas em fulvo) e tricolor (manchas castanhas num fundo em branco pérola). Em adultos medem entre 30-33cm e pesam 6-8kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

É um cão de família carinhoso, pouco exigente e amistoso, sendo um bom companheiro para crianças sensíveis e para os idosos mais ativos. Não ladram em demasia, mas anunciam a presença de estranhos. Contudo, não são cães de guarda uma vez que cumprimentam a maioria das pessoas afetuosamente. Os Cavalier King Charles Spaniels dão-se bem com todos, inclusivamente gatos e outros animais de estimação pequenos. São bons companheiros de viagem devido ao seu tamanho pequeno e possuem um carácter relaxado.

História e Origem

O Cavalier King Charles Spaniel original foi desenvolvido a partir dos spaniels miniatura ilustrados no trabalho de pintores do século XVI, XVII, e XVIII como Ticiano e Gainsborough. Estes cães eram habitualmente utilizados como animais de estimação para enfeitar os lares das senhoras e para aquecer os colos. O Rei Carlos II gostava tanto dos seus spaniels que não se conseguia separar deles. Em 1800, o exemplar com o focinho achatado assumiu uma maior popularidade e o spaniel original foi quase extinto. Apenas o Duque de Marlborough manteve uma linhagem viva, reproduzindo-os no castelo de Blenheim.

Em 1926, um americano, Roswell Eldridge, tentou restabelecer a raça original Cavalier King Charles Spaniels ao oferecer uma recompensa por um cão com a aparência dos cães nos retratos históricos. A recompensa foi oferecida no Crufts pelo montante substancial, na altura, de 25 libras.

As patologias hereditários mais comuns que afetam o Cavalier King Charles Spaniel são doenças cardíacas e um distúrbio cerebral/vertebral (siringomielia). Tal como sucede em várias raças, são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Exames sugeridos antes da reprodução: Avaliação cardíaca, quadris, teste ocular, zonas cerebral e vertebral.

O King Charles Spaniel deverá realizar passeios moderados todos os dias para evitar que ele engorde. Uma hora de exercício diário é uma boa indicação, mas também apreciam jogos e treino onde se consigam destacar.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Deve-se cuidar rigorosamente dos Cavalier King Charles Spaniels uma vez por semana. As unhas e o pelo excessivo entre as almofadas plantares deve ser aparado uma vez por mês. É um cão que larga muito pelo, contudo pode reduzi-lo se o escovar frequentemente. Uma vez que as orelhas são descaídas, deve-se prestar uma atenção particular às mesmas, pois torna-se escassa a circulação de ar, constituindo um terreno fértil para as bactérias e causando infeções nos ouvidos.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.