Your Pet, Our Passion.

Cão de Crista Chinês

Há duas versões diferentes do Cão de Crista Chinês: o Nu (com tufos de pelo na cabeça, patas e cauda), e o Powderpuff que tem uma pelagem dupla – com um pelo longo e macio. A estatura de ambas as versões também difere: um com uma estrutura óssea fina e uma aparência mais delicada e o outro é dotado de uma estrutura mais pesada e compacta. A altura ideal para os machos adultos é 28-33 cm e para as fêmeas 23-30 cm. Em adultos, não devem exceder os 5,4 kg. A pelagem surge em várias cores e combinações.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Uma raça feliz, amigável, bem humorada, o Cão de Crista Chinês é um animal de estimação adorável que prospera em companhia humana e detesta ficar sozinho por longos períodos de tempo. Tem uma natureza brincalhona e os seus momentos prediletos é estar no colo dos seus donos.

História e Origem

A sua origem é controversa, mas presume-se que esta raça foi desenvolvida a partir de cães nus oriundos da África, sendo depois cruzados com raças miniatura pelos chineses para criar um cão de companhia pequeno e desprovido de pelo, que, segundo o que dizem, pertenciam à dinastia real Han e utilizados para guardarem tesouros. Estes cães foram recrutados também como cães de guarda. Os marinheiros chineses eram aconselhados a levar os cães no barco para controlar as populações de ratos nos navios. Os exploradores encontraram exemplares desta raça no México e noutras partes da América Central e do Sul no século XVI.

O Cão de Crista Chinês pode ter uma predisposição para problemas dermatológicos e queimaduras solares. Tal como sucede em outras raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar) e, tal como sucede em muitas raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias, sendo assim recomendado fazer testes oculares.

Uma raça pequena, que não requer muito exercício; meia hora por dia é suficiente.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem longa do Powderpuff necessita de ser cuidada uma ou duas vezes por semana. Quanto aos cães desprovidos de pelo mantenha a pelagem da cauda, nas extremidades das patas e a juba cuidada; a pele seca necessita de ser humedecida e protegida do sol para evitar insolações. As raças desprovidas de pelo são propensas a uma dentição fraca, sendo comum faltarem alguns dentes nestes exemplares.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.