Your Pet, Our Passion.

Caniche Anão

O Caniche Anão é um cão com uma aparência nobre, com um focinho esguio e um pescoço comprido. A pelagem é abundante, encaracolada e frequentemente estilizada.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

É um cão carinhoso e animado que dá um excelente companheiro. Poderá demonstrar uma boa capacidade guardiã, anunciando a presença de visitantes, mas geralmente tem um bom caráter. Uma raça extremamente sensível à voz alta e responde bem ao treino. Contudo, os donos deverão instruir as suas crianças pequenas para saberem lidar com estes cães pequenos e delicados.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

Esta estirpe já é conhecida pelo menos há 500 anos. Nos séculos XVII e XVIII, a raça canina Caniche foi muito cobiçada pela nobreza porque queria cães mais pequenos do que o Caniche miniatura, sendo assim criado o Caniche Anão. O nome "Caniche" vem do termo alemão "pudel" (que significa "chapinhar na água", uma vez que o Standard (de onde originam os Caniches Miniatura e Anão) era um cão de cobro aquático muito prestigiado.

Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas do Caniche Anão podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar). Com tendência para problemas na região coxofemoral e distúrbios oftalmológicos hereditários aos quais deve ser testado.

É uma raça bastante ativa que gosta de passear e, em particular, de brincar. Recomenda-se a participação em atividades caninas para estimular a sua energia física e mental. Os Caniches Miniatura demonstram um bom desempenho em provas de obediência, agilidade e na maioria dos desportos caninos.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

O Caniche Anão não tem queda de pelo e é bem tolerado por portadores de alergias (mas nem sempre). Contudo, a sua pelagem requer muitos cuidados. Recomenda-se a intervenção de um cabeleireiro canino de seis em seis meses  e em casa deverá escová-lo consoante a necessidade. O dono também poderá aprender a tosquiá-lo.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.