Your Pet, Our Passion.

Grande Basset Griffon da Vendeia

Este cão de forte instinto farejador de porte médio é ligeiramente mais comprido do que alto. A pelagem resistente ao clima do Grande Basset Griffon da Vendeia é áspera e pode surgir em branco e cor de limão, laranja, preto, creme zibelina, tricolor ou grisalho. Características que destacam esta raça é a sua pelagem em cima das sobrancelhas, barba e bigode. A altura dos machos adultos GBGV oscila entre 40-44cm e as fêmeas entre 39-43cm.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Grande Basset Griffon da Vendeia é um cão despreocupado que adora manter-se ativo. Não são indicados para viver na cidade, mas sim no campo. Podem ser barulhentos, teimosos, independentes e ousados, mas estão sempre prontos para agradar. É importante ter um jardim seguro, uma vez que saem disparados se farejarem caça miúda.

A raça canina Grande Basset Griffon da Vendeia remonta ao século XVI. Estes cães provêm da Vendeia, na zona rural da França ocidental. Há duas variedades deste tipo de Basset de Griffon da Vendeia, o Grande e o Pequeno. Estas duas versões, inicialmente, podiam ser fruto de uma única ninhada, e somente a partir de 1970 é que o cruzamento entre estas duas versões passou a ser proibido. Atualmente, estes cães ainda são utlizados individualmente ou em matilhas para caçar javalis selvagens e veados e para rastrear coelhos e lebres.

Não foram propriamente registadas doenças oftalmológicas no Grande Basset Griffon da Vendeia, contudo recomenda-se a fazer testes oculares, uma vez que já foram registadas  patologias oftalmológicas hereditárias no Pequeno Basset Griffon da Vendeia. Há registos de casos de epilepsia tanto em Grandes como em Pequenos.

O Grande Basset Griffon da Vendeia necessita de muito exercício – duas horas ou mais por dia – e muito tempo no exterior. São cheios de vida e apaixonados pela caça e outras atividades ao ar livre. Sendo uma raça bastante ativa, esta raça é ideal para viver em casas com acesso ao campo.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem do Grande Basset Griffon da Vendeia tem um comprimento médio, é áspera e é dotada de um subpelo espesso. Não necessita de grandes cuidados – é suficiente escovar uma vez por semana para retirar os pelos mortos e a sujidade. Deve-se verificar e limpar regularmente as orelhas compridas para evitar qualquer infeção.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.