Boas notícias! Chegou finalmente a hora de trazer o seu novo gatinho para casa! E quer ter tudo preparado para que ele se instale rapidamente e se sinta bem em casa.
Antes de trazer o gatinho para casa
Antes de o seu novo gatinho pousar as patinhas em sua casa, gaste algum tempo a preparar um espaço seguro e calmo, a partir do qual ele possa lentamente começar a explorar o resto da casa. Este local deve ser longe das áreas mais movimentadas.
Instalar o seu gatinho na sua nova casa
Pouse a transportadora no chão, abra a porta e deixe-o sair sozinho e ao seu ritmo. Ele irá provavelmente cheirar bem tudo o que se encontra à volta, antes de encontrar a sua cama. Quando tiver investigado todos os cantos e recantos, dê-lhe uns miminhos e veja se ele precisa de descansar.
Os gatinhos adoram dormir e precisam de muito descanso. Por isso, após toda a excitação da viagem de carro e de explorar a sua nova casa, ele precisará de dormir uma sesta. Resista à ansiedade de começar a brincar com ele de imediato e dê-lhe muitas oportunidades de explorar a casa e de descansar sem ser interrompido.
Se está na hora da refeição, dê-lhe algum alimento, mas não fique surpreendido se ele não comer. Os gatos com frequência deixam de comer, durante algum tempo, se estiverem nervosos. Dê-lhe algum tempo para se instalar e o seu apetite estará de volta rapidamente. Leia mais sobre como deve alimentar o seu gatinho.
Conhecer a família
Quando ele estiver descansado e confiante no seu quarto, está na hora de conhecer a sua nova família humana. Este é um momento muito excitante, mas tente manter todos calmos. Antes de apresentar o novo gatinho, devem estar todos sentados quietos no chão e obedecer a uma regra – só tocar no gatinho se ele vier ter consigo. Não deve haver nenhum apertão ou discussão entre as crianças porque isso poderá assustar o gatinho. Se o gatinho se tentar esconder, chame-o com um brinquedo ou um snack para o encorajar a ser sociável, mas nunca o agarre ou obrigue a ficar consigo.
Pode ser uma boa ideia utilizar um spray com feromonas sintéticas e difusores de parede, uma vez que irão indicar ao seu gatinho que está num local seguro e ajudá-lo a sentir-se mais calmo. Se utilizar difusores, deverá ser suficiente utilizar um ou dois em casa.
As feromonas sintéticas imitam um odor naturalmente produzido pelos gatos. Eles utilizam estas feromonas para saudar outros gatos e demonstrar-lhes que estão de bom humor e para marcar objetos familiares em casa.
Conhecer as crianças
Se pensa que está excitado pela chegada do seu novo gatinho, imagine o que estão a sentir as crianças! Para que a sua amizade comece com o pé direito, ensine as crianças pequenas a pegar no gatinho e a suportar o seu peso de forma adequada, e como podem agarrar o gato gentilmente. As crianças podem facilmente “esganar” em vez de “agarrar”, o que pode ser desconfortável e até doloroso para os gatinhos. Ensine-os também onde devem tocar o gatinho – no topo da cabeça e ao longo do dorso. Apesar de as barriguinhas serem irresistíveis quando um gatinho está a rebolar e a brincar, muitos são sensíveis nesta zona e podem dar uma patada. E avise também as crianças para deixarem a cauda do gatinho em paz – e para nunca a puxarem.
Apesar de ser tentador ver um gatinho bonito a dormir, eles precisam de alguma privacidade. Garanta que o deixam sozinho quando está a comer, quando usa a liteira ou quando está a dormir – e mantenha a liteira longe das crianças pequenas. Não quer certamente que as suas crianças brinquem com ela!
Lave as mãos depois de mexer no gatinho, especialmente depois de limpar a liteira, e encoraje os miúdos a fazerem o mesmo.
Conhecer outros animais
O segredo para apresentar o seu novo gatinho a outros animais de companhia é ser paciente. Nunca o coloque numa posição em que possa lutar com os seus outros animais de companhia.
Os gatos e os cães aprendem muitas vezes a gostar uns dos outros, ou pelo menos a viverem juntos sem problemas, mas não pode ser dito o mesmo em relação a todos os animais de companhia. Mantenha animais como coelhos, porquinhos da Índia, ratinhos, pássaros e repteis sempre afastados do seu gatinho, porque ele pode vê-los como presas.
Os animais reconhecem-se em parte através do cheiro. Por isso, quando apresentar o seu gatinho a um cão ou a um gato, tente misturar os seus odores. Abrace um e depois o outro para que os seus odores sejam transferidos, e troque também as suas camas. Isto permitirá que comecem a associar sensações boas (dormir confortavelmente e ser mimado) com o cheiro do outro animal.
Leia mais dicas sobre como apresentar o seu gato a outros animais. Se seguiu os nossos conselhos, mas continua com problemas a integrar o seu gatinho em casa, fale com o seu médico veterinário. Ele poderá recomendar-lhe um especialista em comportamento.
Quando já estiver instalado
Quando o seu gatinho tiver ganho confiança, rapidamente passeará pela casa. Cuidado com os seus passos – ele pode aparecer de repente e de qualquer lugar!
Ele quererá brincar muito, mas ainda precisa das suas sestas, por isso, disponibilize um sítio confortável e sossegado onde ele possa descansar sem ser interrompido.
Ajuda-lo-á a instalar-se se mantiver uma rotina, especialmente no que diz respeito às refeições, brincadeira e mimos.