Faltam apenas alguns dias para trazer o seu novo cão ou cachorro para casa e temos a certeza que mal pode esperar que o seu amigo de 4 patas se junte à família!
Antes do seu novo cão chegar a casa
Mal ele entre pela casa dentro, irá esquecer as questões administrativas, por isso, deve estar preparado antes do seu cão ou cachorro chegar. Há algumas coisas que deverá tratar antes de ele chegar para que se possa focar apenas nele nos primeiros dias:
- É boa ideia perguntar a outros donos sobre qual o melhor veterinário da zona e registá-lo de imediato (se ainda não o tiver feito). É importante fazer logo a sua ficha para o caso de ficar doente ou precisar de ser vacinado ou esterilizado.
- Informe-se sobre seguros de saúde que possam cobrir alguma despesa veterinária inesperada.
- É importante para o seu novo cão socializar com outros cães e com outras pessoas. O seu veterinário saberá informá-lo de aulas para cachorros (designadas por puppy classes). As aulas para cachorros são muito divertidas e tanto os cães como os donos fazem, muitas vezes, amigos para a vida. Verifique antes se eles apenas utilizam métodos de treino baseados em elogios e recompensas e que não utilizem métodos de castigo, tais como trelas estranguladoras. Se está a adotar um cão adulto, se precisar de ajuda o centro de abrigo poderá também recomendar-lhe um treinador profissional.
- Deve colocar uma chapinha identificadora na coleira do seu cão, que deve utilizá-la sempre que estiver num local público. É também legalmente obrigatório colocar um micro-chip, cuja colocação é feita pelo seu veterinário.
Com as questões administrativas tratadas, está na hora de fazer uma lista e ir às compras. Este pode ser um momento muito divertido e exigirá uma grande força de vontade para não trazer toda a loja para casa! Apesar de poder ser tentador comprar muitas coisas novas para o seu novo cão, em primeiro lugar deve comprar a lista abaixo:
- Dois comedouros – um para a ração e um para a água. Devem ser de cerâmica ou de alumínio para que possam ser limpos de forma adequada.
- Uma coleira de nylon ou de pele. Para ajudar a treinar o seu cão a passear com trela e a não puxar, poderá querer uma head colar suave de pele, o que torna o treino mais fácil e impede os cachorros grandes de puxar muito!
- Equipamento de grooming.
- Alguns brinquedos seguros, divertidos e estimulantes.
- Uma cama. Há uma grande variedade de camas, pelo que deve escolher a que seja mais adequada ao tamanho e temperamento do seu cão – algumas são mais indestrutíveis do que outras! Coloque-a num local calmo e acolhedor, onde não haja correntes de ar.
- Uma cerca ou casota de interior. Os cachorros, com alguma frequência, gostam da segurança de uma casota para a tornarem no seu refúgio. Se colocar uma mantinha por cima e colocar a caminha dentro da casota, esta tornar-se-á num lugar seguro onde ele se pode esconder e descansar, quando procura alguma paz e sossego. As casotas também ajudam a acelerar o processo de treino porque os cachorros não querem sujar o seu lugar especial.
- Ração. Verifique o tipo de ração que o seu cachorro está a comer no criador ou centro de abrigo e continue com a mesma, pelo menos durante uma semana. Pode mudar a sua ração gradualmente, mais tarde se o desejar ou se surgir alguma questão de saúde que o exija.
Quando o seu cão chega a casa
O dia chegou finalmente! Todos em casa estão muito entusiasmados e ansiosos por brincar com o novo membro da família. Certifique-se que dá ao seu novo amigo peludo um pouco de tempo para se ambientar e, rapidamente, ele estará instalado.
Há mais algumas tarefas que deve fazer, agora que o seu cão chegou a casa:
- Certifique-se que pode dedicar tempo ao seu novo cachorro, para lhe permitir adaptar-se ao seu novo ambiente e estabelecer uma rotina do dia-a-dia. Trabalhar a partir de casa ou tirar alguns dias de férias permitirá passar algum tempo importante de qualidade com o seu novo animal de estimação.
- Escolha o nome dele. É muito divertido escolher um novo nome em família. Quando encontrar um que adora, comece a utilizá-lo de imediato e sempre que interagir com ele. Rapidamente o reconhecerá e aprenderá a vir sempre que o chamar!
- Defina uma lista de regras da casa. É importante que todos os membros da família sejam consistentes – por exemplo, será confuso para o seu cão se alguém o deixar ir para o sofá e outro membro da família não o deixar. É muito fácil os novos cachorros desenvolverem hábitos atrevidos se não forem supervisionados. Por isso, se o deixar pedir comida à mesa uma vez, espere que ele o faça em todas as refeições! Há também algumas regras a estabelecer para os membros humanos da família. Se tem um cachorro que gosta de roer em casa, deixar ao alcance dele um par de calças caro ou um telemóvel é estar a pedir sarilhos.
- Mantenha-se calmo. É muito fácil sobrecarregar um cachorro com mimos, em especial as crianças. Quando um novo cachorro se está a ambientar à nova casa, supervisione sempre as crianças e garanta algum tempo de pausa ao seu cão.
- Passe tempo de qualidade com o seu novo cachorro. Se tirar alguns dias de férias para receber o seu novo cachorro, certifique-se que ele fica sozinho em casa por períodos de tempo curtos, mas sempre crescentes, ao longo da primeira semana. Não quer que o seu regresso ao trabalho seja um choque, ou ter a mobília toda roída quando chega a casa devido a um pet ansioso e em pânico.
- Se está a adotar um cão abandonado, fale com os colaboradores do centro de abrigo para perceber quais os seus gostos e preferências. Pode haver algo que possa fazer ou dar ao seu cão para que ele se instale mais rapidamente.
- Lembre-se que o seu animal de estimação pode ficar um pouco abalado com toda a excitação e mudanças que está a viver, podendo manter-se um pouco afastado ao início. Ele deverá ambientar-se rapidamente e tornar-se mais um membro da família, mas contacte o seu veterinário se verificar que ele continua a manter-se afastado.
O criador do seu cachorro ou o seu veterinário poderão dar-lhe mais conselhos sobre cuidar do seu novo cachorro ou cão adulto, sobre a sua saúde e sobre qual a melhor forma de o instalar na nova casa. Tudo o que tem a fazer agora é passar bons momentos com ele, brincando, treinando-o, partilhando muitos momentos divertidos e vendo-o crescer, enquanto se torna o seu melhor amigo!