Your Pet, Our Passion.
Porque é que o seu gato está a beber muita água?

Porque é que o seu gato está a beber muita água?

4 min de leitura

Quando o tempo aquecer, o seu gato quererá provavelmente beber mais água. No entanto, ocasionalmente, quando o gato bebe muita água, isso pode indicar um problema subjacente. Continue a ler para saber mais sobre a ingestão de água do seu gato e como detetar quaisquer problemas.

Porque é que o meu gato está a beber muita água? 

Quando o gato bebe muita água, pode ser sinal de uma doença renal ou diabetes mellitus. Se também apresentar outros sinais de doença, deve ser examinado e diagnosticado por um Médico Veterinário. Em particular, a sede excessiva em gatos pode ser um sintoma de:

  • Doença renal
  • Diabetes mellitus
  • Doença hepática nos gatos
  • Hipertireoidismo
  • Doença do trato urinário
O meu gato está a beber muita água: está doente?

A maioria dos gatos é muito boa a encobrir as doenças, pelo que o aumento da sede pode ser o primeiro sinal de que se apercebe. Se pensa que o seu gato está a beber muito mais do que o habitual, preste atenção a estes outros sinais comuns:

  • Alterações no apetite – comer mais ou menos do que o normal.
  • Alterações de comportamento - por exemplo, ser agressivo quando normalmente está calmo.
  • Alterações nos padrões de sono - especialmente se dorme muito ou dorme em sítios pouco habituais.
  • Doença ou diarreia.

Se notar algum destes sintomas, leve o seu gato ao Médico Veterinário.

Cada gato é diferente e cada um bebe quantidades diferentes  de água dependendo do estilo de vida, saúde e fatores ambientais. Por exemplo, um gato que vive dentro de uma casa fresca pode não beber tanta água como um gato muito ativo que passa muito tempo no exterior.
 
O seu Médico Veterinário poderá indicar-lhe aproximadamente a quantidade de água de que o seu gato deve beber com base na sua dieta, estilo de vida e saúde física.

Lembre-se de que grande parte da ingestão de água do seu gato pode ser proveniente da comida. A comida húmida para gatos já contém alguma água, pelo que um gato que tenha uma dieta de comida húmida não precisará de beber tanta água como um gato que só coma comida seca. Os alimentos secos contêm muito pouca água, pelo que o gato tem de a compensar bebendo o suficiente. O seu gato deve saber instintivamente que precisa de mais água e deve beber o suficiente para a compensar - afinal de contas, ele sente sede tal como nós.

Consulte o guia abaixo e saiba aproximadamente a quantidade de água que o seu gato ou gatinho deve beber por dia em função do seu peso:

  • Gatinho (até 3 meses) - 1,4 kg
  • Gatinho (6 meses) - 2,7 kg
  • Gato médio - 4 kg
  • Gato grande - 6 kg

Sinais de que o gato está a beber mais água do que o habitual

Pode ser difícil controlar a ingestão de água do seu gato. Afinal, não podemos vigiá-los todos os minutos do dia e, se tivermos mais do que um gato, é quase impossível saber quem está a comer e a beber o quê!

Em vez de tentar medir a quantidade de líquido que o seu gato bebe, procure outros sinais de que o seu gato está a beber muito mais água do que o habitual. Os três principais são:

  • Ir mais vezes à taça da água do que o habitual.
  • Precisar de encher a sua taça da água com mais frequência.
  • Beber em sítios pouco habituais, como torneiras ou lagos, se nunca o tiver feito antes. Muitos gatos fazem-no de qualquer forma, por isso, se for um comportamento normal do seu gato, não se preocupe!

O que devo fazer se o meu gato estiver a beber muita água?

Se o seu gato estiver a beber água excessivamente e não tiver outros sintomas invulgares, tente pensar na causa. Existem algumas coisas que podem ser facilmente corrigidas para tornar a água potável uma experiência melhor para os gatos.

A sua casa é muito quente ou é verão?

Se puder atribuir claramente a ingestão excessiva de água do seu gato a um fator ambiental, basta vigiar a sua saúde geral e o seu comportamento. Desde que o seu gato seja saudável e feliz e tenha água fresca em abundância quando quer, não deverá ter problemas. Talvez seja melhor tomar nota e perguntar ao seu Médico Veterinário na próxima consulta, só para ficar descansado.

Há algum problema com a água ou a taça da água?

Se o seu gato estiver a beber muito de fontes pouco habituais - como torneiras a pingar - certifique-se de que não há nada de errado com a água que lhe dá a beber. Muitos gatos afastam-se de uma taça de água que não esteja bem limpa e, tal como nós, preferem água fresca.

O seu gato só come ração seca?

Se o seu gato mudou recentemente de comida húmida para comida seca, pode sentir mais sede. Mantenha-se atento, mas tenha em conta que os gatos que comem alimentos secos precisam de beber mais água.

Se o seu gato parece não estar bem, marque uma consulta no Médico Veterinário o mais rapidamente possível. Não se esqueça de lhe dizer que o seu gato tem bebido muito e de registar quaisquer outros sintomas invulgares. O Médico Veterinário poderá diagnosticar o seu gato e encontrar um possível tratamento.

Esperamos que este artigo sobre gatos que bebem muita água tenha sido útil! Embora possa ser preocupante, é muito importante garantir que o seu gato está a receber a hidratação de que necessita. A seguir, consulte o nosso guia sobre o vómito em gatos.

Artigos relacionados: