Assim como nós, os gatos podem ganhar alguns quilos extras, especialmente à medida que envelhecem e se tornam menos ativos, ou se passam muito tempo dentro de casa.
No entanto, é importante tentar evitar que o seu gato ganhe quantidades excessivas de peso, pois os gatos com excesso de peso podem enfrentar muitos problemas de saúde que podem impedir que desfrutem de uma vida feliz e saudável.
A boa notícia é que pode ajudar o seu gato a manter o peso sob controlo. Ao monitorizar o peso e a condição corporal do seu gato, pode ajudar a reduzir as possibilidades de desenvolver problemas de saúde comuns em gatos com excesso de peso, como diabetes, osteoartrite, problemas do trato urinário inferior e obstipação.
Como saber se tem de fazer o seu gato perder peso
Pode ser difícil determinar se o seu gato está com excesso de peso, especialmente se ele tiver pelo comprido. Alguns gatos também são naturalmente mais robustos do que outros, dependendo da raça. Mesmo assim, a nossa ferramenta de condição corporal demora apenas alguns minutos para ser concluída e oferece uma boa ideia sobre a forma física do seu animal de companhia.
Se ainda não tem certeza ou acha que o seu gato pode estar com excesso de peso, converse com o seu médico veterinário. É importante falar com o seu médico veterinário antes de fazer qualquer alteração na dieta do seu gato, caso suspeite que ele esteja com excesso de peso, pois o ganho de peso pode ser provocado por uma doença subjacente, e não apenas por um apetite excessivo. Para obter mais informações antes de falar com o seu médico veterinário, leia o nosso artigo avaliar a condição corporal do seu gato.
Quais os riscos da obesidade em gatos
Quando um gato começa a ganhar peso excessivo, os seus sistemas internos e articulações podem ficar sobrecarregados, o que pode levar a sérios riscos de saúde. Embora a obesidade felina reduza significativamente a qualidade de vida do seu gato, também pode aumentar o risco de condições de saúde como diabetes, doenças urinárias, artrite, doenças cardiovasculares e respiratórias. Problemas de pele também são comuns em gatos com excesso de peso, pois quanto mais peso ganham, mais difícil é fazerem a sua higiene pessoal.
Como pesar o seu gato
Pesar o seu gato em casa é uma forma simples de monitorizar o seu peso. Basta segurar o seu gato enquanto está em cima de uma balança e, em seguida, subtrair o seu peso do valor final para encontrar o peso do seu gato. No entanto, não dependa apenas deste método, pois uma avaliação adequada da condição corporal fornecerá uma imagem muito melhor da saúde geral do seu gato.
Como incentivar a perda de peso em gatos
Se já está a alimentar o seu gato com uma dieta recomendada pelo seu médico veterinário, fale novamente com o mesmo antes de mudar para outro tipo de alimentação. Se não o fizer, pode impedir o seu gato de perder peso, ou pior ainda, pode ter um efeito negativo na saúde dele.
Para lidar com a obesidade felina, é melhor começar por eliminar todos os snacks, incluindo leite para gatos, durante duas semanas. Pode sentir que está a ser injusto, mas é o melhor a fazer a longo prazo se tiver um gato com excesso de peso.
Além disso, certifique-se de que todos os membros da família conhecem as regras para que não haja falhas! Se tiver vários gatos, é melhor alimentar o seu gato com excesso de peso separadamente para evitar que ele roube restos de comida.
Pode ser uma boa ideia dividir a comida do gato com excesso de peso em refeições mais pequenas e mais frequentes para ajudá-lo a gerir melhor a fome, ao longo do dia. Apenas se certifique que controla o alimento que ele come e a quantidade. Ao tentar controlar a obesidade felina, o seu médico veterinário pode recomendar a redução da quantidade de comida que está a dar ou sugerir uma dieta especial com menos calorias. A clínica veterinária pode até ter um programa de perda de peso onde pode monitorar a perda de peso do seu gato e obter muita ajuda e conselhos.
Quando as duas semanas terminarem, verifique novamente a condição corporal do seu animal de companhia e continue com a dieta até que ele atinja o peso e a condição corporal ideais. Faça isso de forma lenta e constante, pois a perda de peso rápida é perigosa e pode ser um sinal de um problema subjacente grave.
Depois do seu gato atingir a condição corporal ideal, pode começar a ajustar ligeiramente as quantidades de comida para estabilizar o peso no futuro.
Ração light para gatos
Se o seu gato continuar a lutar com o seu peso, pode considerar os benefícios de mudá-lo para uma ração "light" para gatos de forma mais permanente.
A ração "light" é menos concentrada e tem um teor calórico mais baixo, o que significa que deve conseguir alimentá-lo com a mesma quantidade a que ele estava habituado. Mesmo sendo mais pobres em calorias, estas rações "light" ainda são enriquecidas com todos os nutrientes essenciais de que o seu gato precisa. Isto significa que, mesmo que precise de reduzir as quantidades de comida, não precisa de se preocupar com a perda de nenhum nutriente na alimentação do seu gato.
Se já alimenta o seu gato com uma dieta recomendada pelo seu médico veterinário, fale novamente com o mesmo antes de mudar para outra alimentação.
Sem dietas "crash"
É perigoso abordar a obesidade felina através da privação alimentar do seu gato com excesso de peso, pois isto pode levar a sérios problemas de saúde. Ao reduzir a ingestão de alimentos em mais de 10-15%, estará a privar o seu gato do equilíbrio adequado de minerais e vitaminas essenciais, e ele pode desenvolver problemas como lipidose hepática. Esta é uma condição grave do fígado e potencialmente fatal que pode ser causada pela restrição alimentar.
Controle a obesidade nos gatos com exercícios
Lembre-se, a alimentação é apenas parte do caminho para melhor a saúde e boa forma a longo prazo do seu gato - o seu estilo de vida também afetará o peso do seu gato com excesso de peso. Em particular, a falta de exercício pode fazer com que eles ganhem peso, portanto incentive o seu gato a manter-se ativo para ajudá-lo a queimar qualquer energia excessiva, especialmente se tem um gato de casa ou uma raça específica que precisa de ficar dentro de casa. Pode tentar algumas das seguintes medidas para ajudar a manter o seu gato ativo:
- Um tempo diário dedicado a atividades e brincadeiras pode ajudar, e muitos gatos gostam de passar tempo a perseguir uma bola ou a correr atrás de um brinquedo de "pesca".
- Torres de escalada e arranhadores tornam o ambiente do seu gato muito mais interessante e também os incentiva a praticarem exercício físico.
- Se o seu gato fica exclusivamente dentro de casa, pense em deixá-lo ter acesso ao exterior, talvez ao cercar o seu jardim ou ao construir uma cerca do lado de fora para incentivar mais atividade.
- Quando se trata da alimentação, coloque parte da ração diária numa bola de alimentação especial, pois eles terão que brincar para conseguirem retirar a comida de dentro da bola. Alternativamente, coloque a comida no topo das escadas ou em cima de uma torre de escalada para ajudar a mantê-lo em movimento e, consequentemente, ajudar a controlar a obesidade do seu gato.
- A perda de peso bem-sucedida em gatos deve ser lenta e gradual e pode levar meses. Se está preocupado com o excesso de peso do seu gato, seja paciente, siga o conselho do seu médico veterinário e, se possível, participe numa clínica de perda de peso felina para obter apoio adicional.
Ter um gato com excesso de peso pode causar preocupação em muitos tutores, mas seguindo as medidas sugeridas acima, o seu gato voltará à sua condição corporal ideal em pouco tempo. Para descobrir mais formas de ajudar o seu gato a manter-se em forma e saudável, leia o nosso artigo sobre como estimular gatos que vivem no interior de casas.