Os gatos geralmente não precisam de tomar banho, mas existem algumas circunstâncias especiais. Por exemplo, se se sujarem com algo que não conseguem lavar sozinhos, ou se têm o pelo longo e está com alguns nós, os gatos podem tomar banho. No entanto, dar banho a gatos pode ser um desafio, já que a maioria deles realmente não gosta de banhos e pode achar a experiência muito stressante.
Dito isto, existem ocasiões raras em que dar banho ao seu gato é inevitável, porém existem maneiras de tornar a experiência mais confortável para ambos. Continue a ler para saber mais sobre quando e como dar banho a um gato.
Com que frequência deve dar banho a um gato?
Geralmente, os gatos devem tomar banho uma vez a cada 4-6 semanas, dependendo da frequência com que se limpam e do ambiente em que estão. Se o seu gato passa mais tempo ao ar livre e se suja enquanto brinca, é boa ideia ajudar neste processo de limpeza, pois sozinho ele não irá conseguir limpar-se adequadamente. O mesmo se aplica quando o gato é idoso ou está acima do peso.
Como dar banho a um gato de raça sem pelo? Estes gatos requerem uma higiene mais frequente devido à produção de excesso de óleo, portanto, deve considerar dar-lhes banho uma vez por semana.
Reúna tudo o que precisa num só lugar, para que, assim que começar a dar banho ao seu gato, tudo esteja ao seu alcance. Vai precisar de:
- Um balde de plástico grande, lavatório ou banheira (forrado com um tapete antiderrapante) para usar como banheira de gato.
- Champô especial para gatos ou gatinhos. Encontre um champô suave comum para todos os tipos de pelo, sem produtos químicos ou perfumes agressivos. Nunca use champô para humanos, pois é inadequado para o pelo e pele do seu gato devido à diferença nos níveis de pH.
- Um condicionador para gatos, se necessário. Novamente, não use um condicionador para cabelos humanos.
- Uma ou duas toalhas.
- Uma escova para ajudar a remover qualquer nó no pelo.
Como dar banho a um gato?
Escolha o momento certo
Para garantir que o banho se torna uma experiência positiva para o seu gato, tem que escolher o momento certo. Se estiverem muito alerta ou parecerem irritados, as coisas podem rapidamente correr mal, por isso é melhor fazê-lo quando estiverem mais calmos e cansados. Joguem alguns jogos juntos e gastem energia antes de irem para o banho.
Prepare o seu gato para o banho
De seguida, deve cortar as unhas para evitar possíveis arranhões e escove o pelo do seu gato para retirar pele e pelo morto. Também é uma boa ideia usar algodão para os ouvidos, que devem ser inseridos antes do banho, para evitar que qualquer excesso de água drene nos ouvidos e cause desconforto.
Prepare a banheira, as luvas e as recompensas
Para garantir que tudo corre bem, coloque um tapete de borracha ou uma toalha dobrada na pia ou banheira. Dessa forma, o seu gato poderá ficar de pé adequadamente numa superfície antiderrapante, sem escorregar, o que ajudará a mantê-lo mais calmo.
Ao tentar lavar alguma sujidade desagradável ou que possa ser irritante para a pele, use sempre luvas para proteger a sua pele. No entanto, se o seu gato entrou em contato com substâncias tóxicas, é melhor levá-lo primeiro ao médico veterinário.
As recompensas também são boas para ter por perto, para que possa usá-las como reforço positivo para um bom comportamento. Como comer é uma experiência agradável, o seu gato aprenderá a associar o banho a sentimentos positivos.
Como dar banho e secar o seu gato
Em primeiro lugar, encha a banheira com água morna (não quente) suficiente para lavar o seu gato e coloque-o na banheira suavemente. Não encha demais, pois isso só deixará o seu gato mais ansioso! Além disso, o som da água a correr geralmente deixa os gatos inquietos, por isso é melhor fazer isso antes de levá-los para a casa de banho. Por essa mesma razão, evite usar o chuveiro ao dar banho a gatos e use um jarro pequeno para maior eficiência e conforto.
Em seguida, use um Champô para gatos sem perfume e faça uma solução que consiste em 1 parte de champô e 5 partes de água. Também há a possibilidade do seu gato desenvolver alergias a certos champôs, por isso certifique-se de testá-los primeiro antes de usá-los no corpo todo.
Outra coisa importante é agir suavemente e minimizar sons altos que possam deixar o seu gato inquieto. Para limpar o focinho, use sempre uma toalha molhada e limpe gentilmente.
Para a parte final do banho do seu gato, embrulhe-o numa toalha grande para secá-lo. Um secador de cabelo também pode ser uma opção, desde que seja usado na configuração mais baixa, mas isso depende da sensibilidade do gato ao ruído. A maioria dos gatos geralmente acha o ruído muito inquietante, por isso é melhor esfregá-los com uma toalha macia.
Após cada banho, juntamente com a oferta de recompensas, reserve um tempo para elogiá-lo pelo bom comportamento e mostrar-lhe muito carinho. Pronto, é isso – o seu amigo felino já está limpo e provavelmente pronto para voltar a brincar. Agora já sabe como dar banho a um gato!
Benefícios de dar banho a gatos
Existem inúmeros benefícios em dar banho a um gato, desde um pelo mais saudável e uma redução na presença de caspa até à eliminação de parasitas ou pelo morto. Além de poder ser benéfico para a sua saúde, dar banho ao seu gato também melhorará significativamente o cheiro e a quantidade de pelo que eles perdem, especialmente se estivermos a falar de gatos de pelo longo e macio.
Precisa de mais dicas sobre como cuidar do seu gato? Leia mais artigos sobre como cuidar adequadamente de gatos.