Se percebeu que o seu gato está a ter problemas para urinar, uma das causas, pode ser devido a uma condição comum chamada cistite. A cistite em gatos é causada por uma inflamação na bexiga, que afeta a sua capacidade de urinar e pode ser bastante dolorosa e desconfortável para o seu gato.
A condição também é conhecida como cistite idiopática em felina, onde o termo "idiopática" significa que não há uma compreensão clara da sua causa. Infelizmente, essa é uma condição comum e complexa e, como os sintomas podem ser médicos e/ou comportamentais, nem sempre é possível saber exatamente o que a desencadeou.
Embora gatos machos e fêmeas possam ter cistite idiopática felina, os gatos machos têm uma uretra mais estreita e longa, que pode ficar obstruída por proteínas e resíduos de sangue. Essa é uma complicação que coloca a vida do gato em risco porque o gato não consegue urinar.
O que causa a cistite idiopática felina?
O stress, que se pode manifestar de várias formas, é o gatilho mais comum da cistite idiopática felina. À medida que o gato sente ansiedade, a camada protetora da bexiga muitas vezes torna-se irregular e deixa de cumprir a sua função de proteger a bexiga contra os componentes químicos agressivos encontrados na urina.
Não importa o quão calmo e tranquilo o seu gato possa parecer, há sempre algum nível de stress no seu animal de estimação, que até o tutor mais atento pode não conseguir detectar, pois eles são notoriamente bons em escondê-lo. Em geral, mudanças são gatilhos comuns de stress. Isso pode incluir ficar sozinho por períodos mais longos, ter que partilhar o seu espaço com outros animais de estimação e interações com estranhos. Até mesmo mover móveis pela casa pode causar níveis anormais de stress no seu gato.
A genética também pode desempenhar um papel fundamental nas probabilidades do seu gato ser diagnosticado com cistite idiopática felina. Isso é algo que não temos controlo e, portanto, é muito difícil de prevenir. Tudo o que pode ser feito é ficar atento e identificar os sinais precocemente para poder dar o tratamento adequado.
Cistite idiopática felina: sintomas
Os sinais de cistite idiopática felina podem ser tanto comportamentais quanto médicos. Estes são alguns dos sintomas mais comuns da cistite em gatos:
- Entrar e sair repetidamente da caixa de areia.
- Urinar em lugares incomuns pela casa.
- Esforço ao tentar urinar.
- Dor ao urinar (geralmente caracterizada por gemidos ao ir à caixa de areia).
- Lamber a área genital mais do que o normal.
- Presença de sangue na urina, que pode parecer rosa ou escura.
- Produção de pouca ou nenhuma urina após o esforço para urinar.
- Perda de controlo da bexiga (embora isso seja raro).
- Falta de apetite.
- Letargia e redução do interesse em atividades regulares.
Se o seu gato apresentar algum dos sintomas mencionados acima, procure ajuda veterinária imediatamente. A cistite em gatos pode ser uma condição muito grave e com risco de vida, portanto, é imperativo que seja diagnosticada precocemente.
Diagnóstico da cistite idiopática felina
Depois do médico veterinário realizar alguns exames para descartar outras causas, como cálculos na bexiga, massas cancerígenas ou infecções, é provável que diagnostique a condição do seu gato como cistite idiopática felina. Podem ainda realizar exames de sangue, apenas para garantir que o seu gato não tem problemas renais subjacentes ou outras questões, e podem recolher uma amostra de urina. Se for necessária uma confirmação adicional, o veterinário pode querer fazer radiografias e usar ecografia para obter uma imagem mais clara da bexiga e uretra do seu gato.
Cistite idiopática felina: Tratamento
A cistite idiopática felina pode ser difícil de tratar e requer muita paciência e tempo, podendo até exigir a ajuda de um médico veterinário especialista em felinos ou comportamentalista. É uma condição que também pode desaparecer por si só, mas considerando o desconforto e a dor que pode causar ao seu gato, é melhor procurar tratamento assim que se aperceber dos primeiros sintomas.
A boa notícia é que, com ajuda de um médico veterinário, muitos gatos com problemas urinários têm uma vida normal e feliz. Algumas das opções de tratamento mais comuns para cistite e problemas urinários em gatos estão descritas abaixo.
Alívio da dor
A cistite em gatos costuma ser bastante desconfortável e, como a dor também pode estreitar ainda mais a uretra, frequentemente é prescrito um medicamento para aliviar a dor.
Medicação
Alguns medicamentos podem ser usados para relaxar a uretra em gatos machos, a fim de prevenir ou tratar obstruções. Suporte adicional, como suplementos medicamentosos ou terapia com feromonas também pode ser recomendado pelo médico veterinário para ajudar a melhorar o revestimento da parede da bexiga do seu gato.
Redução do stress
Sabe-se que o stress desempenha um papel na cistite idiopática felina, portanto, converse com o seu médico veterinário sobre qualquer coisa que ache que possa estar a causar stress no seu gato e como evitar isso. O seu médico veterinário pode recomendar que fale com um especialista em comportamento veterinário ou sugerir tratamentos com feromonas sintéticas para ajudar na ansiedade que o seu gato possa estar a sentir.
Também existem algumas coisas que pode fazer para minimizar o stress do seu gato o máximo possível.
- Tenha um comedouro de comida extra, um bebedouro de água e uma caixa de areia para cada animal de estimação da casa.
- A rotina é fundamental. Seja consistente com os horários das refeições e minimize as interações com estranhos o máximo possível.
- Mantenha os comedouros e bebedouros limpos e separados das caixas de areia. Além disso, os gatos preferem areia aglomerante e sem perfume, e as suas caixas de areia devem ser sempre grandes o suficiente.
- Evite expô-los a ruídos altos, como aspirador de pó ou máquina de lavar.
- Forneça um "condomínio para gatos", que pode oferecer muitas opções de estímulo e entretenimento.
- Considere plataformas elevadas para dormir para ajudar a reduzir os níveis de stress.
- Permita que o seu animal de estimação saia quando quiser.
Redução da concentração de urina
É extremamente importante que o seu gato consuma uma dieta equilibrada em pH e beba bastante água para evitar possíveis sintomas de cistite em gatos. Se o seu gato atualmente come uma dieta de ração seca, tente trocá-la por comida húmida. Se já come comida húmida, adicione um pouco de água ou dê "sopas" de atum ou frango com bastante água (sem sal).
Aumento da ingestão de água
Estimule o seu gato a beber mais água fornecendo várias fontes de água - desde fontes de água para gatos a bebedouros largos - em vários locais, tanto dentro quanto fora de casa. Os gatos geralmente não têm um forte impulso para beber água, então tente dar algum sabor colocando caldo de frango sem sal ou sumo de atum para torná-la mais atraente. Além disso, encha os bebedouros até cima para que eles não precisem de colocar a cabeça no fundo do bebedouro para beber. Certifique-se também de que troca a água com frequência e usa água filtrada ou destilada. Se não sabe qual a quantidade de água que o seu gato deve beber, leia nosso guia sobre este assunto.
Seja qual for a causa da cistite idiopática felina, o seu médico veterinário deve ser capaz de prescrever rapidamente um tratamento para fazer com que o seu animal de estimação volte a ser vibrante e feliz como de costume, para que possam aproveitar ao máximo de tempo juntos.