Your Pet, Our Passion.
Orelha de gato sendo inspecionada

Ácaros nos ouvidos dos gatos: sintomas e tratamento

5 min de leitura

Os ácaros dos ouvidos dos gatos são uma causa comum de problemas de ouvidos em gatos. Estes pequenos parasitas podem causar comichão intensa e trazer consequências a longo prazo se não forem tratados. Saiba mais sobre o que são e como tratá-los com sucesso.

O seu amigo felino coça as orelhas mais do que o normal? Uma das causas mais comuns de desconforto auricular em gatos são os parasitas microscópicos conhecidos como ácaros dos ouvidos. Continue a ler para descobrir como os ácaros dos ouvidos afetam a saúde do seu animal de estimação e qual o tratamento para ácaros nos ouvidos dos gatos que deve usar para se livrar deles.

O que são ácaros nos ouvidos dos gatos?

O tipo mais comum de ácaro dos ouvidos em gatos é o Otodectes cynotis. Eles são praticamente invisíveis a olho nu, mas aparecem como pontos brancos muito pequenos. Portanto, o diagnóstico geralmente requer a observação dos ácaros com um microscópio. Eles entram no canal auditivo do seu gato, onde se alimentam da cera do ouvido e dos detritos da pele, causando comichão intensa, inflamação e inchaço no canal auditivo. É importante saber que gatos de todas as idades e raças podem ser afetados, sendo os gatos que vivem ao ar livre os mais suscetíveis a uma infecção por ácaros dos ouvidos.

Quais são os sintomas dos ácaros nos ouvidos dos gatos?

O seu gato começará a coçar as orelhas e a sacudir a cabeça para aliviar a comichão causada por estes pequenos parasitas. Aqui estão os sintomas mais comuns a que deve estar atento:

  • Coçar as orelhas.
  • Sacudir a cabeça.
  • Secreção escura e seca da orelha afetada.
  • Aparência vermelha e inflamada das orelhas.
  • Marcas de arranhões na orelha.
  • Lesões na pele ao redor da orelha.

Estes sintomas são inespecíficos e podem indicar várias causas de problemas de ouvido, incluindo outras infeções por parasitas, alergias de pele e infeção bacteriana. É melhor descartar outras condições pedindo a opinião de um médico veterinário antes de tentar qualquer tratamento para ácaros nos ouvidos dos gatos.

O que causa ácaros nos ouvidos dos gatos?

O seu gato pode apanhar ácaros dos ouvidos quase em qualquer sítio, inclusive de outros gatos. Entrar em contato com outro animal de estimação que os carrega é a oportunidade perfeita para esses ácaros problemáticos trocarem de hospedeiro e se moverem para o pelo do seu gato. A partir daí, eles rastejam em direção às orelhas. Eles também podem afetar cães, embora seja menos comum do que em gatos.

Os ácaros dos ouvidos também podem viver no ambiente por um período limitado de tempo, durante o qual podem transferir-se para qualquer gato que passar por perto. É por isso que os gatos que vivem ao ar livre têm maior risco de serem afetados por essa infeção parasitária específica.

Como é que os ácaros nos ouvidos dos gatos são diagnosticados?

O médico veterinário examinará o canal auditivo do seu gato à procura de sinais de ácaros usando um otoscópio. Irá tentar encontrar sinais de inflamação, inchaço e secreção. O médico veterinário também irá procurar outras causas de problemas nos ouvidos, que podem incluir corpos estranhos, como ervas secas.

Às vezes, o seu gato tem muita dor nas orelhas impedindo que ele fique parado durante o exame, e pode ser necessário sedá-lo para o diagnóstico e tratamento inicial. Um exame microscópico da secreção auricular é regularmente realizado para procurar ácaros e verificar outros tipos de infecção.

Tratamento para ácaros nos ouvidos em gatos

O médico veterinário irá indicar qual o tratamento mais adequado para o seu gato. Irá limpar as orelhas do seu gato para remover o excesso de cera, especialmente se o seu gato já estiver sedado.

Muitos produtos tópicos contra pulgas são adequados para a prevenção e tratamento de ácaros dos ouvidos, e isso pode ser recomendado pelo seu médico veterinário. Se o seu gato estiver especialmente com comichão, o médico veterinário pode prescrever medicamentos adicionais para aliviar os sintomas enquanto o tratamento para ácaros faz efeito. Certifique-se de conversar com o seu médico veterinário sobre a necessidade de tratar outros animais de estimação na sua casa, mas nunca use o tratamento prescrito para um gato noutros animais. Não deve dar nunca medicamentos à espécie errada, pois isso pode ter efeitos colaterais graves e até ser tóxico.

Outro tratamento para ácaros dos ouvidos em gatos é a aplicação de gotas auriculares. Estes produtos são antiparasitários e geralmente requerem uso regular por algumas semanas. É importante seguir o tempo de tratamento recomendado. Alguns desses medicamentos visam eliminar os ácaros, não os seus ovos, enquanto outros produtos combatem ambos. Isso significa que pode precisar de continuar o tratamento para atingir as várias fases do desenvolvimento dos ácaros.

Não se esqueça de que pode haver ácaros dos ouvidos ainda a viver na sua casa, que podem ser facilmente adquiridos novamente. Evite ter que recomeçar o processo limpando carpetes e roupas de cama do seu gato minuciosamente e siga a prevenção de parasitas recomendada pelo seu médico veterinário.

Quanto tempo demora para eliminar os ácaros nos ouvidos nos gatos?

O ciclo de vida de um ácaro dos ouvidos geralmente dura três semanas, o que significa que deve esperar pelo menos esse tempo para que o seu gato se livre dos parasitas microscópicos. A comichão deve começar a diminuir à medida que o tratamento para ácaros do seu gato faz efeito, mas deve entrar em contato com o seu médico veterinário se os sintomas do seu gato não melhorarem.

Podemos prevenir os ácaros nos ouvidos dos gatos?

Os ácaros podem ser prevenidos por meio de tratamento anti-parasitário adequado para ácaros em gatos. Deve conversar com o seu médico veterinário sobre qual o produto que recomenda e se o tratamento usual contra pulgas do seu gato cobre ácaros dos ouvidos. É necessário manter o ambiente interno do seu gato o mais limpo possível, especialmente se já teve ácaros dos ouvidos no passado.

Pergunte ao seu médico veterinário se recomenda a limpeza das orelhas do seu gato. Não é necessário para a maioria deles, mas pode ser apropriado se eles tiverem um histórico de problemas de ouvidos regulares. Se não tem certeza de como limpar as orelhas de um gato, confira o nosso artigo e certifique-se de que um médico veterinário ou enfermeiro veterinário lhe mostra como fazer.

Artigos relacionados: