Your Pet, Our Passion.
Gato a dormir

Os gatos são inteligentes?

6 min de leitura

Os nossos gatos parecem extremamente inteligentes, e parecem saber sempre o que estamos a fazer e quando deve ser a hora do jantar, mas até que ponto são realmente inteligentes? Na PURINA pesquisámos tudo o que precisa de saber sobre o assunto, continue a ler para descobrir o quão inteligentes são os gatos!
 

Os gatos parecem ser inteligentes. Os nossos gatos sabem sempre a que horas devem tomar o pequeno-almoço e que a caixa de transporte para os gatos significa uma temida viagem aos veterinários. Eles parecem ser capazes de antecipar todos os nossos movimentos e saber o que estamos a pensar, mas nunca sentimos que sabemos o que se passa nos seus cérebros. Isto deve-se em grande parte ao facto de os gatos serem criaturas misteriosas e ao facto de terem iludido os cientistas devido à sua relutância em participar em estudos. Portanto, a questão mantém-se: os gatos são inteligentes?

Neste artigo, abordamos a investigação atual sobre a inteligência dos gatos, bem como o antigo debate sobre se os gatos são mais inteligentes do que os cães. Continue a ler para saber quais são as raças de gatos mais inteligentes e saiba tudo sobre o serviço de entrega de correio de gatos no final do século XIX.

 

Quão inteligentes são os gatos?

Acontece que os gatos têm uma estrutura cerebral semelhante à de outros animais inteligentes, incluindo os humanos. Pode ser uma surpresa saber que a estrutura cerebral do seu gato é cerca de 90% semelhante à sua!

E, de acordo com a Psychology Today, o córtex cerebral de um gato - onde ocorre a tomada de decisões racionais e a resolução de problemas complexos - tem cerca de 300 milhões de neurónios. O córtex cerebral está envolvido no planeamento da ação, na interpretação global da linguagem e é também responsável pelo armazenamento da memória de curto e longo prazo, razão pela qual o seu gato tende a aprender a fazer e não a ver. Para além disso, os gatos também têm mais células nervosas nas áreas visuais do seu cérebro do que os humanos e a maioria dos outros mamíferos.

No entanto, o cálculo da inteligência dos gatos depende, em primeiro lugar, da forma como se mede a inteligência.
 

Quais são as raças de gatos mais inteligentes?

A maioria das pessoas afirma que as três raças de gatos mais inteligentes são os Abissínios, os Siameses e os Bengal. Mas isso deve-se ao facto de a inteligência do gato ser normalmente classificada em termos de sociabilidade e vontade de interagir com os tutores.

Os Abissínios, os Siameses e os Bengal são raças incrivelmente sociais que são mais felizes quando interagem e brincam com os seus tutores. Podem até ser ensinados a fazer truques!

Mas nem tudo é uma questão de raça quando se considera a inteligência dos gatos, pois uma pequena gata tabby chamada Nora sabe mesmo tocar piano! Aparentemente, nunca a ensinaram a tocar piano como um truque e, em vez disso, aprendeu sozinha porque o seu dono ensina piano em casa, pelo que aprendeu imitando-o. Toca piano desde o primeiro ano de idade e foi a única gata de seis em casa que decidiu aprender o instrumento.

 

Os gatos são mais inteligentes do que os cães?

A questão se os gatos ou os cães são mais inteligentes é um debate interminável entre os tutores de gatos e de cães. Ambos os lados parecem ter razões válidas para pensar que o seu amigo peludo é o mais inteligente, mas o que é que a ciência diz realmente sobre o assunto?

De acordo com a investigação sobre a inteligência animal, os cães são geralmente vistos como os mais inteligentes dos dois, devido ao facto de serem mais facilmente treinados. Os cães foram domesticados há mais tempo do que os gatos e parecem ser mais sociáveis e dispostos a agradar os humanos, razão pela qual têm sido bem sucedidos em várias tarefas, como guiar cegos, busca e salvamento e trabalho policial.
 

Mas essa é apenas uma forma de medir a inteligência. Os gatos podem ser considerados mais inteligentes devido ao facto de não quererem seguir os humanos e participar em estudos, uma vez que têm mente própria e se recusam a participar em tarefas sem sentido apenas para agradar aos seus tutores.

Além disso, embora muitos possam pensar que a razão pela qual os gatos os ignoram é porque não o conseguem compreender, na realidade isso deve-se ao facto de os gatos não sentirem a necessidade de o reconhecer tanto como os cães. Como disse a professora de literatura Mary Bly, “os cães vêm quando são chamados; os gatos recebem uma mensagem e voltam a contactá-lo”.

Os estudos conduzidos tanto em cães como em gatos permitem-nos saber mais sobre quem é mais inteligente. De acordo com um estudo realizado em 2009, os gatos não são tão bons a contar ou a identificar quantidades de coisas como os cães ou os peixes. Noutro estudo, descobriu-se que os gatos são capazes de seguir puzzles, mas ao contrário dos cães que procuram a ajuda dos tutores, os gatos continuam a tentar até conseguirem. Assim, enquanto os cães são definitivamente os mais sociáveis dos dois e são mais suscetíveis de querer agradar aos seus tutores, os gatos são muito mais independentes e preferem fazer as coisas por si próprios.

Basicamente, isto significa que a inteligência de um gato é difícil de comparar diretamente com a de um cão.

 

O serviço expresso para gatos

Muitos amantes de cães pensam que a capacidade do cão para ajudar os humanos nas tarefas os torna mais inteligentes do que os gatos. Mas, embora não existam gatos-guia ou gatos-polícia, já houve gatos de entrega de correio! De acordo com um artigo do New York Times, no final do século XIX, a Sociedade Belga para a Elevação do Gato Doméstico utilizou brevemente gatos para enviar mensagens de e para as aldeias belgas.

Durante a experiência, foram utilizados 37 gatos e as mensagens foram colocadas em sacos impermeáveis e presas ao pescoço. O gato mais rápido chegou ao seu destino em menos de 5 horas e todos os outros regressaram no prazo de 24 horas. O serviço foi descontinuado porque os pombos eram mais rápidos, mas apostamos que não eram tão bonitos!

Então, os gatos são inteligentes? Muito inteligentes, na verdade! São animais incrivelmente independentes, conseguem compreender inúmeras coisas (mesmo que decidam ignorá-lo) e até têm uma memória fantástica a curto e longo prazo!