Your Pet, Our Passion.
gato a brincar com bola de árvore de natal

Gatos e árvores de Natal: como prevenir acidentes e stress nos gatos

5 min de leitura

À medida que o ano começa a chegar ao fim, começamos todos a pensar no Natal - há conforto em tradições e em tornar a temporada festiva o mais especial possível para toda a família.

Se é tutor de um gato, o período do Natal pode ser stressante e perigoso, nomeadamente com a ideia de juntar gatos e árvore de Natal. Felizmente, há muitas coisas que pode fazer para garantir que o seu gato esteja feliz e seguro nesta época. Continue a ler para saber mais.

O Natal é uma época tão emocionante, mas infelizmente todas as luzes brilhantes e a alegria podem ser perigosas para o seu gato. Desde escalar a árvore de Natal até ao stress de receber visitas de familiares e recompensas perigosas que podem ser prejudiciais, gatos e Natal às vezes podem ser uma verdadeira receita para o desastre. Mas não precisa de ser assim! Com um pouco de cuidado extra, as festas podem ser um momento de diversão e felicidade tanto para si quanto para o seu amigo de quatro patas.

Gatos e árvores de Natal 

Como tutor de um gato, sabe que o seu amigo felino é um grande fã de escalar tudo o que vê à frente. Portanto, não deve ser surpresa para si que muitas vezes os gatos vejam as árvores de Natal como apenas mais um desafio para chegar ao topo. Mas isto pode resultar no seu gato a derrubar a árvore. É necessário garantir que tem uma base pesada - pode comprar uma ou prender alguns pesos na parte inferior. Alternativamente, pode prender a sua árvore à parede ou no teto para garantir que ela não se move, mesmo que o seu gato tente substituir a estrela no topo da árvore.

Decorações de Natal perigosas

Outros elementos das árvores de Natal que são uma tentação irresistível para gatos são as decorações penduradas e brilhantes. Isto pode ser particularmente perigoso se tiver bolas de vidro, pois se o gato as derrubar da árvore, elas podem partir-se e magoar o gato. Além disso, as fitas podem causar obstruções se forem ingeridas. Para garantir que a junção em sua casa de gatos e árvore de Natal é segura, evite bolas de vidro e aquelas feitas com materiais tóxicos, evite as fitas e prenda todas as decorações na árvore de forma segura, e garanta que nenhuma está demasiado perto da base, ao alcance das patas do seu gato. 

Cuidado com as luzes de Natal ligadas à eletricidade

Gatos e luzes de Natal também podem ser uma má combinação, pois os fios parecem ser brinquedos divertidos para o seu felino. Todos os fios devem ser escondidos para evitar que sejam mastigados e, quando não estiver em casa, desligue as luzes da rede elétrica. Se gosta de deixar as luzes acesas o tempo todo, as opções com bateria são muito mais seguras.
 

As árvores de Natal são venenosas para os gatos?

As árvores de pinheiro são levemente tóxicas e podem produzir óleos que podem causar irritação na boca e no estômago do gato, mas é muito improvável que o gato coma quantidades grandes o suficiente para se tornar prejudicial.

Também há um pequeno risco com as agulhas caídas das árvores de Natal, pois se forem engolidas, podem perfurar o sistema gastrointestinal do gato. Uma árvore artificial pode ser mais segura, mas se está determinado a comprar uma árvore natural, uma variedade que não solte as agulhas é mais segura.

Problemas com árvores de Natal Naturais

Outra coisa a ter em mente é que, nos vasos das árvores de Natal, poderá haver fertilizantes, que podem ser altamente venenosos para o seu gato. Portanto, se comprou uma árvore natural, troque o solo para remover quaisquer produtos químicos potencialmente perigosos. Árvores em vasos também podem apresentar outro problema - se o recipiente for grande o suficiente, o seu gato pode pensar que é uma nova caixa de areia adorável! Para evitar isso, cubra a parte superior do solo com pedras ou uma cobertura para impedir que eles tenham acesso.
Se tentou criar uma árvore de Natal amigável para gatos e ela se tornou uma tentação muito grande, tente manter o seu gato fora do compartimento com a árvore.
 
Gatos e a árvore de Natal não são o único risco no Natal. Descubra outros perigos adicionais para o seu felino.  

Globos de neve

Algumas contêm etilenoglicol (anticongelante) no seu interior. Se se partirem, o vidro pode magoar o seu gatinho e o líquido é altamente tóxico, portanto, mantenha os globos de neve fora do seu alcance.

Plantas festivas

Se tem um gato ou gatinho em casa, eles podem interessar-se pelas suas plantas festivas. Algumas plantas que são venenosas para gatos e que podem estar presentes durante o período de Natal são a poinsétia, o azevinho, o visco, a amarílis e algumas samambaias.

Alimentos de Natal

O jantar de Natal é definitivamente uma das melhores partes da época para nós, mas para os gatos, pode ser perigoso. Se tiver um rolo de carne na sua refeição, tenha atenção ao fio que envolve o rolo, ou diferentes peças - eles são embebidos em sucos de carne e parecem saborosos, mas podem causar engasgamento se forem engolidas. Além disso, existe uma variedade de alimentos tóxicos ou venenosos para o seu gato  e frequentemente utilizados no Natal, como cebolas, alho, uvas-passas, chocolates, uvas e álcool, são apenas alguns exemplos.
 

Stress nos gatos durante o Natal: como evitar

Gatos e Natal podem ser uma combinação muito stressante, especialmente se tem um gatinho nervoso. Mas felizmente, há algumas coisas que pode fazer para garantir que as festas sejam mais tranquilas para eles.

No meio de todo o espírito festivo, é fácil esquecer como o seu gato vê o Natal - e como, para muitos, pode facilmente tornar-se uma experiência negativa em vez de ser uma época repleta de alegria.

A maioria dos gatos gosta das coisas... bem... da forma que eles gostam! Da forma que são sempre. Eles gostam que as coisas cheirem como costumam cheirar, pareçam como costumam parecer, se comportem como costumam comportar-se - e gostam de estar rodeados por todos os seus “servos” habituais... quer dizer, pessoas. A sua rotina, o seu ambiente e os seus confortos domésticos são importantes para eles, dão-lhes segurança e permitem que eles governem a casa, como é, é claro, o direito deles!

No Natal, tudo isso muda e o stress nos gatos torna-se mais evidente.  Há uma atmosfera de excitação no ar (ou pânico - dependendo da casa!), a casa parece diferente, pois é enfeitada com decorações diferentes e luzes, e muitas vezes há pessoas estranhas que aparecem para comer, beber e divertir-se. Para além de uma árvore de Natal que de alguma forma apareceu na sua casa!
 
Para muitos gatos, isto pode ser um momento de stress e preocupação - além de estar cheio de potenciais perigos. Para outros, aqueles felinos que adoram explorar e fazer parte de tudo o que está a acontecer, é um momento de fazer traquinices, derrubar coisas das prateleiras, saltar em caixas, rasgar papel de embrulho e investigar tudo o que as festividades podem oferecer a um gato curioso!
 
Então, como pode garantir que o Natal seja um bom momento para todos os felinos - e mantê-los seguros?

Tente manter a perturbação em apenas um compartimento da sua casa

Ter a sua árvore, decorações, presentes, pessoas estranhas e celebrações num único compartimento, enquanto mantém o resto da casa familiar, isto dará ao seu gato muitos lugares "inalterados" para relaxar e escapar. Também lhe dá um compartimento onde pode manter o seu gato fora se não estiver lá para supervisionar.
 
Comece por prender a sua árvore na parede ou no topo da mesma - para que, se o seu gato tentar subir, ela não caia. Não grite com o seu gato ou fique chateado se ele tentar escalar a árvore de Natal – vamos aceitar, é isso que os gatos fazem - e algumas raças adoram escalar! É melhor desencorajar silenciosamente, e pode sempre distraí-los brincando com um brinquedo diferente e mais interessante.

Certifique-se de que as suas decorações sejam o mais "à prova de gato" possível

Gatos e árvore de Natal não deve ser a única preocupação, pois bolas e outras decorações penduradas parecem os brinquedos mais fascinantes para os gatos - e os curiosos, brincalhões e traquinas não conseguirão resistir, mas muitas têm os seus perigos.  Mantenha as luzes fora do alcance dos felinos e também não use decorações de vidro delicados, em vez disso, considere decorações mais robustas, como as de madeira ou plástico.

Considere montar uma área para algumas brincadeiras de gatos, que seja mais emocionante do que uma árvore - e mantenha-a abastecida com recompensas, brinquedos interessantes e jogos interativos para que seja muito mais gratificante para o seu gato escalar e explorar. Inclua também um arranhador para que eles não sejam tentados a usar a base da árvore se tiver uma árvore natural. Isto é algo que pode permanecer montado mesmo depois da árvore ser retirada (e pode considerá-lo o presente de Natal do seu gato!).

Considere colocar uma proteção de escadas

Se tiver crianças pequenas em casa que o seu gato não conhece (ou cães estranhos), coloque uma proteção de escadas na porta do compartimento onde ocorrerão a maioria das celebrações - para que o seu gato possa sair do compartimento por cima ou por baixo da proteção sem que as crianças o sigam. Se o seu gato gosta de se envolver no que está a acontecer, certifique-se de que ele tem alguns espaços seguros, idealmente em diferentes níveis, para que possa supervisionar de uma distância confortável. Se tiver crianças de visita, certifique-se de que elas são supervisionadas enquanto estão com o seu gato.

Tenha cuidado ao usar muitos produtos de limpeza na sua casa

Embora queira garantir que a sua casa está impecável quando convidar a sua família, não exagere na limpeza, polimento e aromatizantes. Eles podem perturbar as marcas de cheiro reconfortantes que o seu gato deixa pela casa, o que os ajuda a sentirem-se em casa e seguros, e podem causar ansiedade. Portanto, limpe e arrume levemente os compartimentos que usará e não se preocupe muito com o restante (o que pode ser a desculpa que precisa para não sentir que precisa de limpar a casa de cima a baixo antes da chegada dos seus familiares!).

Mantenha o gato seguro longe da cozinha

Há sempre muita comida a ser preparada durante esta época festiva, e isso representa novas ameaças para o seu animal de estimação. Desde óleo de cozinha até fogões quentes e panelas, é uma boa ideia manter os gatos longe da cozinha no Natal.

Certifique-se de que o seu gato tem tudo o que precisa

Se sabe que o seu gato se vai esconder quando houver estranhos em casa, certifique-se de que ele tem comida, água e uma caixa de areia onde ele se costuma esconder. Crie um espaço seguro e tranquilo longe da agitação - talvez num quarto vazio - e forneça ao seu gato tudo o que ele precisa, para que ele não precise de sair a menos que queira.
 
O mais importante é reservar uma ou duas horas das suas celebrações festivas apenas para ter um "tempo de gato" - fazendo as coisas que sabe que seu gato gosta. Isso pode ser brincar com brinquedos interativos de caça, fazer a higiene ou simplesmente passar um tempo tranquilo juntos. Este é o melhor presente que pode dar ao seu gato no Natal.
 
O Natal deve ser um momento de alegria para toda a família - e com um pouco de reflexão e atenção, pode garantir que o seu gato aproveita tanto quanto todos.
 
Esta é a nossa recomendação para garantir que o seu gato está seguro no Natal! Veja também os melhores presentes que pode oferecer a um gato nesta época de festas.