Your Pet, Our Passion.
Purina Club
gatinho sentado com cão

Como introduzir um novo gato

7 min de leitura

Os gatos são conhecidos pela sua independência, que é uma das razões pelas quais são tão adequados como animais de estimação, especialmente para aqueles que não querem um animal que seja excessivamente carente.

No entanto, essa característica de personalidade pode ter um lado negativo, tornando-os um pouco antissociais e imprevisíveis. Portanto, se se está a perguntar como introduzir um novo gato a um cão ou a um gato, a primeira coisa a saber é que terá que ser paciente, compreensivo e abordar com cuidado - com um pouco de tempo, todos se irão dar bem.

Como introduzir um novo gato

A boa notícia é que os gatos adultos tendem a ser muito mais acolhedores com gatinhos ou gatos jovens do que com outros gatos adultos. Se ambos os gatos forem esterilizados, melhor ainda (desde que o seu médico veterinário aconselhe que o gatinho já tenha idade suficiente para ser esterilizado).

Antes de trazer um novo gato para casa, ou nos primeiros dias de introdução de um gatinho a um gato, acostume o seu gato atual com o cheiro do novo companheiro. Troque as camas deles durante a primeira semana e, se algum dos gatos ficar zangado ou perturbado com o cheiro, tente oferecer tranquilidade associando o novo cheiro a uma experiência positiva, como uma recompensa saborosa.

Embora gatos e cães possam ser grandes amigos, ou viverem juntos felizes mesmo que não sejam, alguns animais de estimação devem ser mantidos longe dos gatos. Pequenos animais, como coelhos, porquinhos-da-índia, ratos, gerbos e chinchilas, além de répteis, devem ser protegidos dos gatos.

Deixar o gato adaptar-se à nova casa

A prioridade, ao introduzir um novo gato ao seu gato ou cão atual, é ajudar ambos os animais a sentirem-se relaxados na companhia um do outro. Portanto, para facilitar o processo, é importante que o seu gato esteja primeiro confortável com o novo ambiente.

Antes de iniciar o processo de apresentação, é melhor manter os dois animais separados por um tempo. Dê ao seu novo gato um quarto próprio onde ele se possa adaptar por alguns dias, com a sua própria comida, cama quente, tigelas de água e uma caixa de areia. Use um ou dois sprays de feromonas sintéticas e difusores plug-in pela casa, especialmente nos compartimentos onde os seus animais de estimação vivem, pois isso pode ajudá-los a relaxar e a aceitar a presença de outros animais.

Iniciar o processo de introdução

Como introduzir um novo gato ao seu gato?

Se está a pensar trazer um segundo gato para casa, onde já vive um gato adulto, siga estas dicas para tornar as apresentações mais seguras e bem-sucedidas para todos:

  • Enquanto o novo gato está a adaptar-se ao seu quarto, comece a introduzir o cheiro dele ao seu gato atual. Deixe o seu gato cheirar as suas mãos e roupas. Fale com eles suavemente e acaricie-os para tranquilizá-los.
  • Quando ambos os gatos parecerem confortáveis com o cheiro um do outro, pode permitir que eles explorem o território um do outro, mas mantenha-os ainda separados.
  • Quando estiver confiante de que ambos estão relaxados nas áreas um do outro, pode começar a introduzir o seu gato ao novo gato. Mantenha um gato seguro numa caixa de transporte e permita que o outro explore e cheire através da caixa por alguns minutos. O gato seguro estará protegido e a caixa mpedirá que eles fujam. A última coisa que precisa neste momento é uma perseguição de gatos maluca! É certo que irá haver um tempo de olhar fixo, sibilar e alguma linguagem corporal enquanto se acostumam um ao outro. É um comportamento perfeitamente normal e isso irá passar, portanto tente não reagir. Mas se achar que a introdução é ainda demasiado precoce, e eles não estão a dar-se muito bem, separe-os por um tempo antes de tentar novamente.
  • Irá precisar de passar por este exercício algumas vezes em diferentes compartimentos, alternando o gato "seguro" e o gato "livre" até que eles reajam um ao outro de forma calma.
  • Não force os gatos a ficarem próximos um do outro. Dê-lhes bastante espaço e lugares para escapar se eles apenas quiserem um pouco de paz e tranquilidade.

Se tudo correr bem, os seus dois gatos irão tornar-se grandes amigos, desde brincar juntos a dar banho e cuidar um do outro, mas seja paciente. Este tipo de relacionamento pode levar tempo para se desenvolver e não acontecerá na primeira vez em que apresentar o seu novo gatinho ao seu gato.

Se eles parecerem genuinamente desconfortáveis na companhia um do outro e não houver sinais de melhoria, separe-os e peça conselhos ao seu médico veterinário. Ele pode recomendar um especialista em comportamento felino que possa oferecer ajuda especializada.

Existe uma regra útil de duas semanas ao tentar construir uma amizade entre gatos. Se passaram duas semanas onde seguiu todos os conselhos acima, mas, apesar disso, ainda acaba com duas personalidades felinas que simplesmente não se misturam, pergunte a si mesmo se o novo gato seria mais feliz noutro lar. Pode ser mais confortável para ambos os gatos considerar encontrar um novo lar para o seu novo gato com uma família que possa recebê-lo calorosamente por todos os membros da família.

Como introduzir um gatinho a um cachorro?

A introdução de um gato potencialmente nervoso a um cachorro agitado deve ser feita com cuidado para o bem-estar de ambos os animais de estimação. Se não sabe como introduzir um gato a um cachorro, a coisa mais importante a ter em mente é a segurança - tanto do cachorro quanto do gato.

Um cão ou um cachorro muito agitado pode facilmente magoar um gatinho, sendo que um gato assustado pode também magoar com as suas garras. Portanto, vá devagar, concentre-se nas necessidades de ambos os animais de estimação e pode promover uma amizade maravilhosa baseada em respeito mútuo.

Mesmo que o seu cachorro atual esteja habituado a estar com gatos - e é improvável que ele sequer levante uma sobrancelha a um novo gato ou gatinho - ainda é importante ter muito cuidado com as introduções. Siga as nossas dicas úteis para uma introdução sem problemas.

  • Comece por prender o seu novo gato numa área interna segura à prova de cães ou numa caixa de transporte para gatos e traga o seu cachorro com a trela.
  • Recompense o seu cachorro por estar calmo e, mesmo que ele ladre repetidamente, mantenha-se calmo.
  • Repita o processo em diferentes compartimentos da sua casa, garantindo que tanto o gato como o cachorro se sentem seguros e protegidos.
  • Quando estiver confiante de que eles estão calmos e relaxados, permita que o gato saia da sua área segura, mas mantenha o cachorro com a trela.
  • Mantenha a calma - os animais de estimação percebem o seu stress - e permita que comecem a investigar. Continue a recompensar comportamentos bons e calmos. Repita este processo no máximo número de compartimentos possíveis da sua casa.
  • Supervisione-os até ter a certeza de que eles se dão bem e só deixe o seu cachorro solto na presença do seu gato quando tiver certeza de que nenhum irá reagir mal ou que tentará persegui-lo.
  • Certifique-se de que o seu gato tem um lugar alto para se refugiar caso se sinta desconfortável, fora do alcance do seu cachorro.
  • Se tiver mais de um cachorro, apresente sempre o gato a um cachorro de cada vez.

Estabeleça áreas individuais para o seu gato e para o seu cachorro

Certifique-se de que o seu cachorro não tem acesso à caixa de areia do gato, pois, como animais que gostam de comer qualquer coisa, os cachorros podem consumir o conteúdo - não é agradável, mas é a verdade! Além disso, é melhor separar gatos e cachorros durante as refeições para que ambos possam comer confortavelmente - pode tentar alimentá-los em compartimentos separados ou alimentar o seu gato numa superfície elevada em que o seu cachorro não consiga chegar.

Por fim, certifique-se de que o seu gato tem muitas oportunidades de perseguir, espreitar e saltar em brinquedos com movimento. O seu cachorro provavelmente não vai querer que o seu gato use a cauda dele como brinquedo.

A consideração mais importante ao introduzir um novo gato a um cachorro é a segurança. Se o seu cachorro for persistentemente agitado ou agressivo perto do seu gato (ou vice-versa), fale com o seu médico veterinário e discuta a possibilidade de pedir ajuda a um especialista em comportamento animal.

Agora que já sabe como introduzir um gatinho a um cachorro ou a outro gato, tudo o que precisa de fazer é ter paciência - irá ver que em pouco tempo, eles irão tornar-se os melhores amigos.