Your Pet, Our Passion.
Gato cinza deitado em um sofá de couro

Como evitar que os gatos arranhem o sofá

5 min de leitura

Se tem um gato que não para de arranhar os seus móveis, está provavelmente a perguntar-se como fazer com que ele pare, e foi por isso que preparámos este artigo útil para saber como evitar que os gatos arranhem o sofá.

Não há nada pior do que comprar um sofá novo e chegar a casa e descobrir que o seu gato, ou o seu gatinho, o transformou em pedaços, ou encontrar arranhões profundos nas molduras das portas recém-pintadas. Isto pode ser um problema real, especialmente se gosta de manter a sua casa bonita! Às vezes, pode parecer que o seu gato está a querer causar problemas, mas é importante saber que o ato de arranhar é um instinto profundamente enraizado nos gatos e tem inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Continue a ler este artigo para descobrir como impedir os gatos de arranharem móveis e descobrir o porquê de escolherem sempre os seus lugares favoritos da casa.

Porque é que o seu gato arranha tapetes e móveis?

Embora possa parecer que o seu gato gosta de destruir coisas, na verdade eles arranham por várias razões. Em primeiro lugar, arranhar proporciona um exercício completo para o corpo do seu gato pois esticam os músculos e tendões desde as garras até as costas.

Se costuma encontrar o seu gato a arranhar tapetes, saiba que não está a fazer isso para o irritar. As patas dos gatos contêm glândulas de cheiro e, quando eles arranham objetos, libertam um marcador de cheiro visível e químico que identifica o seu território na casa. São mais propensos a escolher áreas proeminentes e frequentemente usadas, como tapetes ou sofás, ou até mesmo a sua poltrona favorita. Isso ocorre porque arranhar essas áreas os faz sentirem-se mais seguros e aliviar o stress, colocando o seu cheiro nas coisas e fazendo com que se sintam mais em casa.

Além disso, o hábito de um gato arranhar móveis significa que eles estão a tentar manter as suas garras e, ao mesmo tempo, a mantê-las afiadas, o que as mantém em ótimas condições. Quando isso acontece, a maioria dos gatos prefere móveis porque eles são verticais e têm superfícies lisas, o que os torna ideais para afiar as garras.

Às vezes, os gatos podem fazer isso simplesmente por estarem aborrecidos, o que é especialmente comum em gatos de casa que não estão a receber estimulação mental suficiente. Agora que sabe o que os leva a fazer isso, como pode realmente impedir que os gatos arranhem móveis?

Como evitar que os gatos arranhem o sofá e os móveis

A melhor maneira de evitar que os gatos arranhem móveis é dar-lhes muitas oportunidades de arranhar dentro de casa. Gatos que ficam ao ar livre costumam arranhar árvores e postes, então é uma boa ideia simular isso dentro de casa com arranhadores. Isso também vai acabar com o comportamento de arranhar carpetes, já que eles vão direcionar a sua atenção para algo mais atrativo.

Certifique-se que compra arranhadores de boa qualidade que sejam fortes o suficiente para não balançar quando o seu gato arranhar, pois isso pode desencorajá-los. Também deve garantir que os arranhadores são altos o suficiente para que o seu gato possa esticar-se completamente e exercitar os músculos importantes.

Também pode tentar dar retalhos de tecido, troncos cobertos de casca, restos de madeira macia ou fibra de sisal para oferecer variedade suficiente e mantê-los entretidos. Uma vez que tenham estes objetos divertidos e fáceis de arranhar, é menos provável que ataquem os seus móveis.

A localização é importante

Coloque os arranhadores e objetos de arranhar por toda a sua casa em lugares onde o seu gato já gosta de relaxar, ou perto de objetos que ele já arranha (como o braço do seu sofá). É uma boa ideia colocá-los perto de locais onde o seu gato costuma dormir, pois a maioria dos gatos gosta de se espreguiçar e arranhar assim que acorda.

Se o seu gato não parecer interessado no arranhador, pode considerar uma opção com um brinquedo pendurado para incentivá-lo a investigar ou pode chamar a atenção dele adicionando um pouco de erva gateira.

Pare com os reincidentes

Se está, neste momento, a perguntar-se como evitar que os gatos arranhem o sofá e os móveis repetidamente, certifique-se de limpar completamente o objeto(s) em questão para remover as marcas de cheiro, pois os gatos são mais propensos a arranhar áreas onde sentem que o cheiro está a desaparecer e vão querer "reabastecer". Recomendamos usar uma solução suave e não tóxica adequada para a área e, em seguida, certifique-se de manter o seu gato longe da área até que esteja seca.

Evite arranhões por tédio

Para gatos que arranham móveis por tédio ou falta de exercício, considere comprar alguns brinquedos para gatos ou gatinhos e certifique-se de reservar um tempo para brincar com o seu gato. Existem muitos brinquedos para gatos disponíveis, desde ratos eletrônicos até varinhas com penas, temos a certeza que haverá uma opção que o seu gato vai adorar!

Como impedir que os gatos arranhem carpetes

Se tem um gato que prefere arranhar as coisas horizontalmente, o seu tapete pode estar um pouco desgastado. A melhor maneira de impedir que os gatos arranhem tapetes é fornecer tapetes de arranhar em sua casa e incentivar o seu gato a usá-los com brinquedos.

Outras maneiras de impedir que o seu gato arranhe tapetes incluem borrifá-los com um cheiro cítrico ou limpá-los com amônia e vinagre. Os gatos têm um olfato muito sensível e não gostam de certos produtos químicos ou cheiros poderosos, como cítricos, lavanda ou hortelã-pimenta, desta forma estes métodos podem ser muito eficazes para manter o seu gato longe do tapete. Mesmo que não sinta o cheiro por mais do que algumas horas depois de usá-los, o seu gato sentirá por dias.

Agora que sabe como impedir que os gatos arranhem móveis e tapetes! Experimente as nossas dicas e a sua cadeira favorita ficará livre de arranhões em pouco tempo. Lembre-se de nunca culpar o seu gato por arranhar coisas, pois é um instinto natural dos gatos e eles fazem-no por tantas razões benéficas!

Se estiver preocupado com o facto do seu gato ser destrutivo demais, entre em contato com o seu médico veterinário - que ficará feliz em ajudar. Leia o nosso artigo sobre os sons dos gatos e o seu significado.

Artigos relacionados:

Como fazer o seu gato parar de morder

5 min de leitura