Como amante de gatos, certamente deseja que o seu amigo peludo tenha uma vida longa, saudável, feliz e ativa. Uma das melhores maneiras de alcançar isso é garantir que a alimentação dos gatos tem o equilíbrio certo entre os cinco principais grupos de nutrientes : proteínas, gorduras e óleos, vitaminas, minerais e hidratos de carbono.
Os gatos são "carnívoros obrigatórios", o que significa que precisam de carne na sua dieta, ao contrário dos cães, que nunca podem ser vegetarianos ou vegans. Os felinos dependem das proteínas como sua principal fonte de energia e precisam de níveis mais elevados de proteína na sua dieta do que os cães. Além de ser uma fonte de proteína, a carne também fornece três nutrientes essenciais que os gatos não podem viver sem: taurina (para o coração e visão), ácido araquidónico (para a saúde da pele e pelagem) e vitamina A (para a pelagem e visão).
Na Purina, somos apaixonados por fornecer a melhor comida para gatos e garantir que eles recebam toda a nutrição de que precisam para prosperar. É por isso que criámos este artigo para fornecer todas as informações de que precisa sobre a alimentação dos gatos.
Continue a ler para descobrir todos os elementos essenciais que compõem a sua dieta e as quantidades a alimentar o seu gato.
Alimentação dos gatos: quais os elementos essenciais
Para mantê-los saudáveis, precisa de alimentar o seu gato com o equilíbrio correto de todos os nutrientes essenciais. A melhor comida para gatos deve ser cuidadosamente formulada para fornecer o equilíbrio perfeito de todos os nutrientes de que eles precisam para prosperar, ao mesmo tempo que é deliciosa de comer. Para a melhor alimentação dos gatos, devemos certificar-nos de que eles recebem todos os seguintes elementos:
A água é essencial para todos os seres vivos, e o seu gato não é exceção. Embora os gatos sejam originalmente animais do deserto e, por isso, sejam naturalmente bons em concentrar a urina, eles podem acabar por ter problemas na bexiga e cistite se não beberem água suficiente. Certifique-se que o seu gato tem acesso a água limpa e fresca, ao longo do dia e da noite, através de um bebedouro para gatos ou uma fonte de água.
Provavelmente já notou que o seu gato adora beber água de fontes incomuns, como torneiras ou bases de duche, mas essas nunca devem substituir uma fonte facilmente acessível de água fresca e constante. O bebedouro deve ser colocado um pouco distante da taça de comida, sempre que possível, e longe da caixa de areia. Se notou que o seu gato começou a beber de lugares incomuns de repente, pode significar uma condição médica que está a causar sede excessiva, valendo a pena discutir isso com o seu veterinário.
Os gatos usam proteínas, feitas de aminoácidos, como a sua principal fonte de energia. Como os gatos não conseguem produzir esses blocos químicos básicos nos seus próprios corpos, eles precisam de contar com aminoácidos essenciais específicos nas suas dietas. Alimentar o seu gato com uma ração completa e equilibrada deve fornecer todos os aminoácidos essenciais de que ele precisa para formar e manter músculos, pele e pelagem saudáveis, além de ser uma parte fundamental do seu sistema imunológico. Se o seu gato não receber proteína suficiente, pode ter um crescimento deficiente, perda de massa muscular, condição adversa de pelagem e aumento do risco de infeções devido a um sistema imunológico fraco.
As gorduras, feitas de pequenas unidades chamadas ácidos gordos, fornecem "combustível" para manter o seu gato ativo, além de isolamento e proteção dos órgãos internos. Os ácidos gordos essenciais, como ômega-3 e ômega-6, são vitais para manter a pele e a pelagem do seu gato saudáveis e são uma parte importante da sua nutrição. Sem eles, o seu gato pode desenvolver problemas de pele e pelagem.
Embora os hidratos de carbono (amido e fibra) não sejam uma parte essencial da dieta do seu gato, estes fornecem uma fonte de energia prontamente disponível. Os pré-bióticos (fibras solúveis) também ajudam a manter um intestino saudável, promovendo boas bactérias, enquanto as fibras insolúveis promovem a função intestinal normal e uma boa qualidade das fezes.
Minerais, como cálcio e fósforo, são essenciais para dentes e ossos fortes e saudáveis, por isso a alimentação dos gatos precisa de incluir as quantidades certas e o equilíbrio adequado de cada um, especialmente se estiverem em estado de gravidez e em crescimento!
Sódio, cloreto, magnésio e potássio, além de zinco, cobre e ferro, também são minerais importantes na dieta dos gatos. Alimentar o seu gato com rações de boa qualidade e completas fornecerá o equilíbrio certo de minerais. O equilíbrio é muito importante - o excesso de um mineral pode levar a uma deficiência.
As vitaminas para gatos são necessárias, em pequenas quantidades, para promover o crescimento, visão normal, pele e pelagem saudáveis, cicatrização de feridas e um sistema nervoso saudável. As vitaminas estão envolvidas no metabolismo de gorduras, proteínas e hidratos de carbono, e as vitaminas C e E também são importantes como antioxidantes. As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) são armazenadas nos tecidos adiposos do seu gato, mas as vitaminas hidrossolúveis (complexo B e C) não são armazenadas no corpo, sendo eliminadas na urina do gato.
O PRO PLAN® Multivitamins+ é um suplemento em pó que ajuda a sustentar a libertação de energia.
Comida húmida para gatos
A comida húmida vem em latas, tabuleiros de alumínio ou bolsas. Ao alimentar o seu gato com comida húmida, sirva sempre à temperatura ambiente para permitir que o seu gato desfrute ao máximo das texturas e aromas.
Depois de aberta, cubra as porções restantes e guarde-as no frigorífico no máximo por 24 horas - e lembre-se de que a comida precisará de atingir a temperatura ambiente novamente para a próxima refeição, por isso retire-a do frigorífico com bastante antecedência antes de a servir. A comida húmida não deve ficar sem ser comida por mais de uma hora, pois ficará pouco apetitosa e poderá atrair bactérias, resultando no desconforto gastrointestinal do seu gato.
Ração para gatos
As rações secas são uma das melhores dietas para gatos. Os croquetes contêm o equilíbrio certo de nutrientes e têm uma textura crocante que pode ajudar a manter os dentes do seu gato saudáveis. As rações secas são também mais concentradas em nutrientes do que as comidas húmidas, deste modo só precisa de servir porções pequenas.
Independentemente de alimentar o seu gato com comida húmida ou seca, leia sempre o rótulo para verificar se é uma comida "completa" em vez de "complementar", caso contrário, poderá estar a comprar um snack ao invés de uma refeição equilibrada!
Gato pode comer ração de cão?
Apesar da aparência, a ração seca para gatos e a ração seca para cães não são iguais. As necessidades alimentares de gatos e cães são bastante diferentes, por isso a comida de cão não é adequada para gatos e a comida de gato não é adequada para cães.
Como alterar a ração de um gato?
Se decidir alterar a comida do seu gato para um tipo ou marca diferente, introduza a nova comida gradualmente ao longo de um período de sete a dez dias. Para gatos, é melhor colocar duas taças, uma com a ração antiga e outra com a nova, para que o seu gato tenha a oportunidade de experimentar ambas.
O nosso artigo sobre alimentação de gatos adultos pode proporcionar mais conselhos sobre como mudar a comida do seu gato cuidadosamente.
Comida caseira para gatos
A ideia de preparar uma comida caseira para o seu gato pode parecer um ato de amor, mas infelizmente não é recomendado. É difícil fornecer a melhor dieta para gatos com o uso de alimentos caseiros ou crus, pois alguns ingredientes têm quantidades muito altas ou baixas de nutrientes essenciais.
A carne crua pode também conter parasitas e bactérias, como a Salmonela, que podem adoecer o seu gato, por isso preste especial atenção à higiene se decidir alimentá-lo com uma dieta crua. Tenha também muito cuidado com os ossos, pois estes podem lascar e até ficar presos no intestino do seu gato.
Suplementos para gatos
Gatos saudáveis que são alimentados com uma dieta completa e equilibrada não precisam de suplementos. Na verdade, a adição de suplementos pode desequilibrar a sua nutrição e causar problemas.
Dito isso, alguns gatos têm necessidades nutricionais especiais (por exemplo, para crescimento, certas condições médicas ou durante a gravidez) e existem rações formuladas para atender essas necessidades específicas. Em caso de dúvida, contacte o seu veterinário.
Quantidade de comida para gato
Se está a perguntar-se de quanto alimentar um gato, primeiro precisa ter em mente a raça, atividade e estilo de vida do seu gato. Um bom ponto de partida é seguir as orientações de alimentação na embalagem, pois estas fornecem diretrizes aproximadas sobre a quantidade de comida a ser dada a um gato. No entanto, estas são apenas orientações e a quantidade real necessária variará de gato para gato, dependendo de fatores como tamanho ou nível de atividade. Monitorize regularmente a condição corporal do seu gato com a nossa ferramenta e use como base para ajustar a quantidade de comida a dar.