Diabetes nos cães: quais os sintomas e cuidados



Diabetes é uma doença complexa que geralmente se desenvolve em cães mais velhos. Assim como nos humanos, os diabetes nos cães podem causar uma série de sintomas desagradáveis. No entanto, com uma gestão cuidadosa, essa condição não precisa de afetar a qualidade de vida deles.
O que são diabetes nos cães?
Diabetes em cães, ou 'diabetes canina', é causada pela falta de insulina no corpo do seu cão ou, em alguns casos, por uma resposta biológica 'inadequada' a ela. Quando o seu cão se alimenta, a comida é decomposta. Um dos componentes da comida, a glicose, é transportada para as células pela hormona insulina.
Se o seu cão não consegue produzir insulina suficiente ou se a insulina que ele tem não é utilizada adequadamente, a glicose também não pode ser utilizada corretamente. Isso significa que os níveis de açúcar no sangue do seu cão irão aumentar, o que pode levar a efeitos colaterais adversos.
O que causa diabetes nos cães?
Assim como nos humanos, não se sabe ao certo porque alguns cães desenvolvem diabetes. Alguns cães podem ter uma predisposição genética para desenvolver a condição. No entanto, sabe-se que o excesso de peso pode aumentar o risco de um cão desenvolver diabetes. Isso pode ocorrer porque a obesidade faz com que as células do corpo do cão se tornem mais resistentes à insulina.
Se o seu cão desenvolver diabetes, é mais provável que aconteça quando ele começar a chegar à idade senior. Cadelas e cães esterilizados também podem estar mais em risco.
Quais são os sintomas dos diabetes nos cães?
Existem muitos sintomas dos diabetes em cães. Se notar algum dos seguintes sintomas, consulte o seu médico veterinário, pois eles podem indicar esta condição:
- Sede excessiva.
- Aumento da frequência urinária.
- Perda de peso inexplicada.
- Mudanças no apetite.
- Hálito com odor doce.
- Cansaço ou falta de energia.
- Infecção do trato urinário.
- Perda de visão.
Se o seu médico veterinário suspeitar que o seu cão possa ter diabetes, é provável que realize um exame de sangue para ajudar no diagnóstico. Se o seu cão tiver diabetes, eles serão capazes de aconselhá-lo sobre o melhor curso de ação.
Existe uma cura para a doença diabetes nos cães?
Infelizmente, não há cura para a doença diabetes em cães. No entanto, esta doença em cães é uma condição que geralmente pode ser controlada pelo tutor. Com uma gestão adequada, o seu cão ainda pode desfrutar de uma vida plena e feliz.
Como posso gerir a diabetes nos cães?
Para gerir a diabetes no seu cão, deve procurar manter os níveis de açúcar no sangue do seu cão num nível "normal". O seu médico veterinário poderá ajudá-lo a fazer isso e prescrever um plano de tratamento contínuo para o seu cão. Normalmente, o tratamento contínuo envolverá:
- Injeções regulares de insulina (até duas vezes por dia).
- Monitorização do seu cão para detetar alterações nos sintomas.
- Consultas regulares com o seu médico veterinário.
- Alguns cães podem beneficiar de uma ração específica para cães diabéticos, como a PRO PLAN VETERINARY DIETS Canine DM Diabetes Management.
Qual é a dieta recomendada para cães com diabetes?
É importante seguir uma dieta apropriada, rica em nutrientes necessários para manter baixos os níveis de açúcar no sangue do seu cão. Em geral, deve evitar alimentá-lo com snacks que contenham mel, xarope, dextrose, maltose ou frutose. Em vez disso, opte por alimentos desidratados, cenouras, ervilhas ou abóbora como guloseimas. Também pode escolher frango, desde que seja cozido e não seja temperado com sal, manteiga ou óleos.
Beber muita água é fundamental em qualquer dieta para cães com diabetes, pois sem ela, o açúcar permanece na bexiga e não é eliminado. Portanto, é melhor manter os bebedouros cheios com água fresca para que eles obtenham os líquidos de que precisam.
Também, ao alimentar o seu cão, certifique-se de manter uma rotina de horários das refeições e sirva sempre o mesmo tipo de comida. Dar-lhes a mesma comida todos os dias à mesma hora é benéfico.
Existem opções para tratar diabetes em cães sem insulina?
Embora seja altamente recomendado o uso de insulina no tratamento da diabetes em cães, existem formas alternativas, como alterar a dieta e a rotina de exercícios. No entanto, tenha em mente que esta é uma alternativa menos eficaz e mais dispendiosa, pois envolve o uso de ervas naturais, suplementos, acupuntura ou até mesmo terapia de massagem para regular os níveis de glicose no sangue.
Se está a pensar em tratar a diabetes em cães sem insulina, é vital que fale primeiro com o seu médico veterinário de confiança para que possam recomendar a melhor abordagem.
Como posso ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes no meu cão?
É impossível garantir que o seu cão nunca irá desenvolver diabetes. No entanto, garantir que o seu cão desfrute de um estilo de vida saudável pode reduzir o risco. Dicas para um estilo de vida saudável incluem:
- Alimentá-lo com uma dieta completa e equilibrada.
- Ajudá-lo a manter uma condição corporal ideal, ou seja, não estar acima do peso.
- Garantir que ele faça exercício suficiente para a sua idade e consumo de alimentos.
Outras condições a ter em atenção
Se o seu cão tiver diabetes, ele estará mais propenso a desenvolver algumas outras condições, por isso é importante estar atento a qualquer coisa incomum. Cães diabéticos têm maior propensão a:
- Cataratas - estas podem desenvolver-se em resposta aos níveis excessivos de açúcar que afetam os olhos. As cataratas podem ser removidas por correção cirúrgica, embora muitos cães se adaptem bem à redução da visão, uma vez que o seu olfato e audição são muito melhores do que os nossos.
- Infeções do trato urinário - o excesso de açúcar na urina pode aumentar o risco do seu cão desenvolver estas infeções. Esteja atento a um aumento da frequência urinária ou desconforto durante a micção e peça conselho ao seu médico veterinário.