O termo “caspa nos cães” pode ser uma surpresa para muitos, mas assim como as pessoas, os nossos amigos de quatro patas também podem desenvolver esta condição . Embora geralmente não seja motivo de preocupação, a presença de caspa nos cães pode ser um sinal de outros problemas de saúde subjacentes. Também é desagradável para nós e, mais importante, muitas vezes bastante desconfortável para eles. No final do dia, a irritação da pele é bastante angustiante, independentemente da espécie em questão.
Portanto, se notou recentemente essas irritantes escamas brancas a aparecerem no pelo do seu cão, temos algumas dicas sobre como lidar com o problema enquanto melhora significativamente o bem-estar do seu animal de estimação.
O que causa a caspa nos cães?
A caspa é uma condição relativamente comum e tratável em animais de estimação que é desencadeada pelas glândulas sebáceas que produzem óleos para a pele. A seborreia, ou a produção excessiva de óleo por essas glândulas, causa um desequilíbrio na pele, resultando nas pequenas escamas de pele seca conhecidas como caspa. A condição também pode ser provocada pelo efeito oposto, a produção insuficiente de óleo, que desencadeia um desequilíbrio semelhante e irritação da pele. Aqui estão os fatores mais comuns, entre muitos, que podem desencadear este problema.
Assim como para os humanos, a nutrição desempenha um papel vital no bem-estar do seu animal de estimação. Portanto, se eles não recebem vitaminas, água ou ácidos gordos suficientes, todos essenciais para uma pele saudável, o seu pelo é mais propenso a sofrer, o que pode eventualmente resultar em caspa.
Higiene excessiva ou insuficiente
Quem não gosta de mimar os seus amigos peludos com um pouco de cuidado extra? No entanto, a palavra-chave aqui é "ocasional" - dar banho ao seu cão com muita frequência ou não dar banho com a frequência necessária também pode resultar numa pele pouco saudável.
Baixos níveis de humidade
Viver num clima seco pode afetar o pelo do seu cão; quando não há humidade suficiente no ar, pode fazer com que a pele do seu cão fique seca. Esta é também a razão pela qual as condições da pele geralmente se agravam durante os meses mais frios.
Alergias sazonais ou ambientais
Se o seu cão é jovem e não tem nenhum outro problema além da caspa, ele pode ter uma alergia sazonal ou uma alergia a algo no seu ambiente. Em qualquer caso, marcar uma visita a um médico veterinário ajudará a obter o diagnóstico correto, bem como um tratamento para a caspa do cão, se necessário.
Infeções bacterianas e fúngicas
A caspa nos cães pode também ser resultado de infeções. Isso definitivamente exigiria uma visita ao médico veterinário, pois é importante identificar se a origem é bacteriana ou fúngica para que possa obter o tratamento apropriado para a condição.
Quais são os sintomas mais comuns da caspa nos cães?
A caspa é bastante fácil de detetar. Logo que detete essas pequenas escamas brancas agarradas ao pelo do seu animal de estimação, o primeiro passo deve ser inspecionar minuciosamente a pele do seu cão. Se eles estão constantemente a lamber-se, a morder ou a coçar a pele, deve notar manchas vermelhas causadas pela irritação. Em alguns casos, pode haver também um odor, bem como perda de pelo ou presença de crostas. Uma coisa a lembrar é que sempre que o seu cão apresentar qualquer comportamento incomum ou parecer angustiado, a decisão correta é sempre investigar o problema para tentar encontrar a causa.
Que raças de cães são mais propensas a ter caspa?
Em geral, qualquer cão pode desenvolver caspa, e a maioria desenvolverá sazonalmente, mas há certas raças que são geneticamente predispostas a ter pele escamosa. Estes são cães que têm pelo médio ou longo e incluem:
- Golden Retrievers
- Cavalier King Charles Spaniels
- Yorkshire Terriers
- Jack Russell Terriers
- Norfolk Terriers
Embora não possa partilhar o seu próprio champô anticaspa com o seu cão, existem algumas soluções para ajudá-lo a lidar com este problema. Primeiro na sua lista de prioridades deve ser fornecer-lhes uma dieta melhor para garantir que o seu melhor amigo recebe todas as vitaminas necessárias para ser feliz e saudável.
Outro tratamento eficiente para a caspa nos cães é o uso de um humidificador em sua casa, que garantirá que a pele do seu animal de estimação permaneça hidratada, ajudando a evitar a descamação da pele .
Além disso, como a rotina de higiene habitual também pode causar a caspa, é boa ideia tentar mudá-la para ver como a pele do seu cão reage a um pouco mais ou um pouco menos de cuidados.
Se já tentou tudo e não vê resultados, é melhor visitar o seu médico veterinário e procurar os seus conselhos. Esperançosamente, a caspa desaparecerá num curto espaço de tempo e o seu cão voltará a ser o mesmo o mais rápido possível.
Interessado em descobrir mais sobre possíveis problemas de saúde em cães? Confira os artigos sobre os principais problemas de saúde em cães.