Your Pet, Our Passion.
Purina Club
Cachorro a olhar para o dono

Esterilização de Cadelas e Castração de Cães: tudo o que precisa de saber

6 min de leitura

Respondemos a algumas das perguntas mais comuns que os tutores têm sobre a esterilização de cadelas e a castração dos cães.

Trazer para casa um pacote de energia é muito divertido. Quando está a ensinar o seu cachorro a sentar e a fazer cócegas na barriga dele, é pouco provável que a ideia deles virem a ter a sua própria ninhada nem lhe passe pela cabeça.

No entanto, os cachorros podem começar a atingir a maturidade sexual por volta dos 6-7 meses até 18 meses, dependendo do tamanho da raça, e podem, portanto, engravidar mais cedo do que poderia imaginar! Como novo tutor de um cachorro, terá que pensar se deseja ou não que o seu cachorro se reproduza desde uma idade relativamente precoce.

A esterilização da cadela ou a castração do seu cão ajudará a evitar gravidezes indesejadas e pode ter vários outros benefícios para a sua saúde, comportamento e socialização. No entanto, também existem algumas desvantagens, e dependendo do seu cachorro em particular, essas desvantagens podem superar as vantagens da esterilização de cachorros, mesmo se não quiser que eles se reproduzam. Se está indeciso, a clínica veterinária deve ser capaz de ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu cachorrinho.

O que é a esterilização de cadelas e a castração do cão?

Esterilização cirúrgica

A esterilização é uma operação comum que envolve a prevenção cirúrgica para os animais se reproduzirem, removendo alguns ou todos os órgãos reprodutivos. Para cachorros machos, isso envolve a remoção dos testículos e é chamado de "castração". Para fêmeas, o procedimento envolve a remoção dos ovários e, às vezes, do útero, e é chamado de "esterilização".

A castração do cão tende a ser minimamente invasiva, a menos que os testículos do cão não tenham descido. Se os testículos do seu cachorro não tiverem descido até os 6-9 meses de idade, precisarão de ser avaliados pelo seu médico veterinário. Estes cães não se devem reproduzir.

A esterilização da cadela é um pouco mais invasiva do que nos machos. Pode ser realizada por meio de uma incisão ao longo da barriga para remover os ovários e o útero. Alternativamente, alguns médicos veterinários podem realizar uma esterilização laparoscópica, que é um procedimento menos invasivo usando pequenas incisões e uma câmera para remover os órgãos reprodutivos. Esta técnica geralmente resulta em menos dor e uma recuperação mais rápida para o cachorro. No entanto, a decisão sobre qual a abordagem a adotar deve ser baseada numa discussão com o seu médico veterinário.

Ambas as operações são realizadas sob anestesia geral. Envolvem um pequeno risco - como qualquer procedimento cirúrgico - mas as técnicas e monitorização durante a anestesia minimizam os riscos ao máximo. Isto também significa que o seu cão não sentirá desconforto durante o procedimento. Alívio da dor e anti-inflamatórios serão fornecidos pela clínica veterinária no momento do procedimento, e também receberá alguns para levar para casa como parte dos cuidados pós-operatórios do seu cachorro. Geralmente, deve haver uma ou duas consultas pós-operatórias com o seu cachorro, realizadas por um médico veterinário ou enfermeiro veterinário. Isso permitirá que eles monitorizem a cicatrização e removam os pontos no momento apropriado, se tiverem sido colocados pontos em fêmeas.

Se estiver a pensar em esterilizar o seu cachorro, a melhor fonte de informações confiáveis e conselhos é o seu médico veterinário. Ele poderá responder a quaisquer perguntas que possa ter sobre o procedimento, possíveis efeitos colaterais, custos da esterilização de um cachorro e muito mais.

Métodos contraceptivos para cães

Pode haver algumas razões pelas quais prefere não esterilizar o seu cão cirurgicamente. Nesses casos, também é possível administrar injeções e comprimidos que podem impedir o seu cão de se reproduzir. Isso evita a cirurgia e permite que o seu animal de estimação se reproduza mais tarde, se desejar, mas o tratamento precisa de ser administrado regularmente. Há algum risco de efeitos colaterais e também um custo contínuo, mas essa pode ser uma opção preferencial para alguns cães. O seu médico veterinário poderá dar-lhe mais informações sobre essa opção.

Quanto custa esterilizar um cão?

Esterilizar um cão cirurgicamente, geralmente, não é barato, mas o custo dependerá de muitos fatores. Esterilizar uma cadela, por exemplo, custará mais do que o procedimento para um macho. O custo também varia dependendo de onde mora, do tipo de clínica veterinária e dos serviços adicionais que pode escolher, como diferentes medicamentos, exames de sangue ou o uso de um cateter intravenoso. Em qualquer caso, a sua clínica veterinária poderá fornecer um custo exato antes de realizar o procedimento.

Quando devo esterilizar o meu cachorro?

O seu cão, seja macho ou fêmea, começará a atingir a maturidade sexual por volta dos 6-7 meses de idade até 18 meses, dependendo do tamanho da raça. A melhor idade para castração é um assunto controverso e difere de acordo com o tamanho e a raça do seu cão.

Se deseja evitar gravidezes indesejadas, pode ser melhor esterilizar o seu cachorro numa idade mais jovem, e a esterilização pode ser realizada antes do primeiro cio no caso das fêmeas, mas alguns médicos veterinários geralmente aconselham esperar mais tempo. Particularmente em raças maiores, especialmente cães machos, pode ser aconselhável esperar até que estejam totalmente maduros.

Não há evidências claras sobre a abordagem ideal, no entanto, deve discutir o que pode ser melhor para o seu cachorro individualmente com o seu médico veterinário.

Quais são as vantagens e desvantagens de esterilizar o meu cachorro?

Existem várias razões de saúde, comportamentais e sociais pelas quais esterilizar o seu cão ou cadela pode ser aconselhável e provavelmente trará benefícios para ele e para si. No entanto, embora haja muitas vantagens, também existem algumas potenciais desvantagens e a esterilização de cães pode não ser uma decisão apropriada para todos os cães. Os benefícios do procedimento também variam de acordo com o género.

Para um cão macho:

  • A esterilização previne tumores testiculares e reduz o risco de cancro da próstata e outras doenças da próstata.
  • A esterilização de cães pode reduzir os impulsos agressivos naturais e ter outros efeitos benéficos no comportamento. No entanto, isso não acontece em todos os cães e pode piorar a agressão por medo. Se achar que o seu cachorro demonstra comportamentos problemáticos, é aconselhável discutir os potenciais benefícios e desvantagens da esterilização com o seu médico veterinário ou um especialista em comportamento qualificado antes da esterilização.
  • A esterilização pode ajudar a evitar que o seu cão se afaste de casa em busca de uma fêmea ou se aproxime de fêmeas no cio durante os passeios.
  • A esterilização de cães pode melhorar o comportamento de marcação de território/odor e tentativas de acasalamento com objetos/pessoas.
  • No entanto, a esterilização tende a diminuir a taxa metabólica do animal de estimação, o que significa que o seu cachorro pode estar mais propenso a ganho de peso após a esterilização.
  • Também existem ligações entre a esterilização e o aumento do risco de desenvolvimento de doenças do disco intervertebral (em dachshunds miniatura), doenças articulares (especialmente em golden retrievers) e alguns tipos de cancro (em várias raças diferentes). Isso parece ser influenciado tanto pela idade do cachorro quando é esterilizado como pela raça.

Para uma cadela:

  • A esterilização nas cadelas reduz a probabilidade de desenvolverem cancro de mama (mamário).
  • A esterilização previne cancro uterino e do ovário, bem como outras infecções uterinas potencialmente fatais, como a piómetra, que ocorre com relativa frequência em cadelas mais velhas não esterilizadas.
  • A esterilização elimina o risco de uma gravidez indesejada, o que é uma responsabilidade significativa para quem cuida da seu cachorro durante a gravidez e após o nascimento dos cachorros, para além de ter que criá-los. A esterilização também é particularmente importante se o seu animal de estimação tiver uma condição de saúde herdada, a fim de evitar que eles se reproduzam e transmitam essas condições para os seus filhos.
  • A esterilização também elimina o risco de gravidez psicológica.
  • As cadelas no cio podem produzir um corrimento sanguinolento por até três semanas, o que muitos tutores podem achar difícil de lidar.
  • A esterilização tende a diminuir a taxa metabólica do animal de estimação, o que significa que a sua cadela pode estar mais propensa ao ganho de peso após a esterilização.
  • A esterilização pode aumentar o risco de incontinência urinária em fêmeas.
  • Existe relação entre a esterilização de cães e o aumento do risco de desenvolvimento de doenças do disco intervertebral (em dachshunds miniatura), doenças articulares e alguns tipos de cancro. Isso parece ser influenciado tanto pela idade em que o seu cachorro é esterilizado como pela raça, mas essa é uma área de pesquisa ainda a decorrer.

A esterilização acalmará uma cadela?

Não há indicação clara de que a esterilização irá alterar o comportamento do seu animal de estimação. Embora estar no cio possa alterar as suas hormonas e torná-la mais irritável, se ela já tiver um temperamento forte, é improvável que isso mude após ser esterilizada, pois faz parte da sua personalidade.

Como faço para esterilizar o meu cachorro?

Cachorro usando cone

Para esterilizar o seu cachorro, marque uma consulta com o seu médico veterinário. Pode ser solicitado levar o seu cachorro para uma consulta pré-anestésica antes da cirurgia.

O seu médico veterinário irá pedir para que não alimente o seu cachorro por várias horas antes da anestesia, geralmente a partir da noite anterior.

Normalmente, ser-lhe-á solicitado deixar o seu cachorro na clínica veterinária de manhã e poderá ir buscá-lo mais tarde no mesmo dia.

Se deseja esterilizar o seu cachorro, mas não tem condições financeiras, fale com uma instituição de caridade local que trabalhe com animais, pois muitas organizações oferecem assistência financeira para ajudar a cobrir os custos da esterilização de um cachorro.

Quanto tempo demora a cirurgia de esterilização de um cão?

Dependendo do tamanho, idade, sexo e quaisquer considerações especiais do seu cão, o procedimento pode levar de 30 a 90 minutos.

Que cuidados pós-cirúrgicos o meu cão precisará após ser castrado?

Dicas de recuperação após a castração de um cão:

  • Fique perto do seu cão durante a primeira noite após a cirurgia.
  • O seu cão pode gemer ou choramingar enquanto recupera da anestesia. Não se preocupe - pode ser apenas porque eles estão desorientados. No entanto, se isso continuar por um longo período de tempo, entre em contato com o seu médico veterinário.
  • Os cães às vezes podem ter problemas de estômago como efeito colateral adverso da anestesia. O seu médico veterinário pode recomendar uma dieta de recuperação pós-operatória para levar para casa e alimentar o seu cachorro nas primeiras refeições após a cirurgia. Uma dieta suave pode ajudar a minimizar a probabilidade de problemas de estômago.
  • Certifique-se de administrar quaisquer medicamentos fornecidos pelo seu médico veterinário para os cuidados pós-cirúrgicos, como medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.
  • O seu médico veterinário pode agendar consultas pós-operatórias vários dias após a cirurgia do seu animal de estimação para monitorizar a sua recuperação.
  • O seu cachorro pode sair para o exterior no dia seguinte à operação, mas leve-o a passear com uma trela até que esteja completamente recuperado e receba a autorização após as consultas pós-operatórias.
  • Para evitar que o seu cão lamba ou coce a zona da ferida cirúrgica, ele pode ter que usar uma colar protetor até 10 dias após a operação. Se o seu cão achar isso muito desconfortável, um colete/camisola pode ser uma opção mais adequada. O colar protetor ou "cone" geralmente é retirado quando o cão está a comer.
  • Nas fêmeas, se não foi realizada uma cirurgia minimamente invasiva, a sua cadela terá uma incisão no abdômen com alguns pontos. Essa ferida deve ser verificada regularmente para garantir que esteja limpa e a cicatrizar bem.
  • Para proteger os pontos da sua cadela e permitir que eles cicatrizem, evite que ela salte e leve-a para passear com uma trela até que receba a autorização do seu médico veterinário. Se forem utilizados pontos não absorvíveis, o médico veterinário fornecerá uma data para a sua remoção. Isso geralmente ocorre cerca de 7 a 10 dias após o procedimento. Os cães machos geralmente não requerem pontos externos.

Que mudanças posso esperar após a castração do meu cão?

Às vezes, a esterilização está associada ao ganho de peso devido às mudanças hormonais que ocorrem após a esterilização. Pode ajudá-los a manter-se em forma com exercícios regulares e mudando para uma ração com menos calorias ou uma ração "light" para ajudar a prevenir o ganho de peso após a esterilização. Alternativamente, pode preferir reduzir a quantidade de comida em 10%. Se isso for feito, o seu animal de estimação não deve ganhar peso. Leia as nossas informações sobre alimentação do seu cão para obter mais orientações.